Depois de um mês de agonia, um grupo de 32 brasileiros que aguardavam repatriação em Gaza conseguiu cruzar a fronteira com o Egito, pelo Portal de Rafah. Eles fizeram a passagem pelo portal no início da manhã deste domingo (12), de acordo com postagem do Itamaraty na rede social X (antigo twitter). Duas pessoas do grupo que constavam da lista original desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o corpo diplomático se envolveram diretamente nas negociações com as autoridades israelenses, palestinas e egípcias. A próxima etapa da repatriação envolve o transporte do grupo em um ônibus fretado pelo governo federal até um aeroporto designado pelo Egito. A aeronave VC2, da Presidência da República, aguarda o grupo para iniciar o décimo voo de repatriação de brasileiros desde o início da crise no Oriente Médio.
Esforço pelo cessar-fogo
Parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais para comemorar mais essa vitória humanitária e para pedir o cessar-fogo na região. O líder do Governo Lula, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que o Brasil está feliz com essa vitória importante da diplomacia brasileira e do governo Lula. “Agora os esforços são para exigirmos a paz e o cessar-fogo. A ONU precisa agir imediatamente para impedir essa matança de civis. As manifestações de ontem pelo mundo é o termômetro da revolta generalizada contra essa guerra. Cessar Fogo Já”, pediu.
Em outra postagem, Guimarães enfatizou que O Brasil precisa reconhecer a competência da diplomacia brasileira nesses momentos cruciais na defesa do nosso País. “O diálogo e a pressão na medida para a repatriação dos brasileiros que estavam na Faixa de Gaza, é exemplo para o mundo. Parabéns”.
Que alegria para nossos irmãos brasileiros que já atravessaram a fronteira e estão no Egito. Vitória humanitária importante da diplomacia brasileira e do nosso governo @LulaOficial pic.twitter.com/fLwBzLIJhn
— José Guimarães (@guimaraes13PT) November 12, 2023
Para o líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), o resgate dos brasileiros que ainda estavam em Gaza é uma ótima notícia para começar a semana. “Parabéns ao Itamaraty e ao presidente Lula pelo esforço para a repatriação”.
Notícia boa para começar a semana. Parabéns ao @ItamaratyGovBr e ao presidente @LulaOficial pelo esforço para repatriar os brasileiros! https://t.co/DmeZRzZ8B6
— Zeca Dirceu (@zeca_dirceu) November 12, 2023
O deputado Rogério Correia (PT-MG) também agradeceu o governo Lula pela libertação dos brasileiros presos em Gaza pelo israelense Netanyahu, e afirmou que era importante manter os esforços pela paz e pelo cessar-fogo. “Parabéns aos brasileiros que resistiram e que sabem a quem agradecer e por quem lutar!”, completou.
“Finalmente depois de semanas de esforço incansável do governo do presidente Lula, os brasileiros que estavam da Faixa de Gaza chegaram ao Egito. Parabéns presidente Lula e agora é voltar para casa em paz!”, comemorou o deputado Pedro Uczai (PT-SC).
A deputada Erika Kokay (PT-DF) destacou que a libertação dos brasileiros era uma excelente notícia para começar o dia! “Após a reabertura da fronteira com o Egito, grupo de 32 brasileiros finalmente deixa a Faixa de Gaza. A operação voltando em paz realizará o décimo voo de repatriação de brasileiros. Parabéns ao Itamaraty e ao Governo Lula”.
Excelente notícia para começar o dia!
Após a reabertura da fronteira com o Egito, grupo de 32 brasileiros finalmente deixa a Faixa de Gaza. A operação voltando em paz realizará o décimo voo de repatriação de brasileiros. Parabéns ao @ItamaratyGovBr e ao presidente @LulaOficial,… pic.twitter.com/KTp9eu0HW6— Erika Kokay (@erikakokay) November 12, 2023
O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) também considerou que era uma alegria iniciar o domingo com a notícia de que os brasileiros já deixaram Gaza e estão no Egito aguardando a repatriação. “Obrigado Lula! Nossa diplomacia resgatou os brasileiros! Grande dia!”, comemorou.
O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) enfatizou que a diplomacia brasileira e o presidente Lula atuaram para garantir o retorno dos brasileiros para casa! “Operação Voltando em Paz garantiu que centenas de cidadãos voltassem em segurança para casa! O que o Brasil fez é exemplo para o mundo!”, completou
E a deputada Ana Pimentel (PT-MG) ao agradecer o Governo Lula pelo resgate dos brasileiros que estavam presos em Gaza afirmou que agora o grupo pode voltar para o Brasil em paz.
OBRIGADO LULA! Brasileiros que estavam presos em Gaza conseguiram entrar no Egito.
Agora poderão voltar pro Brasil em paz, graças às articulações diplomáticas do presidente Lula, chanceler Mauro Vieira e do corpo diplomático brasileiro.
Ps: observem a quantidade de crianças… pic.twitter.com/FspaPc6Liv
— Ana Pimentel (@AnaPimentel_jf) November 12, 2023
Operação de acolhimento
Ao chegar ao Brasil, o governo federal tem uma operação de acolhimento preparada, oferecendo serviços de abrigo, documentação, alimentação, apoio psicológico, cuidados médicos e imunização. O secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto de Arruda Botelho, informou que alguns repatriados têm familiares no Brasil, enquanto outros serão acolhidos em um local no interior de São Paulo, disponibilizado pelo governo.
Durante o período em Gaza, os brasileiros receberam apoio diário da diplomacia brasileira, garantindo recursos essenciais e estabelecendo condições seguras.
As deputadas Adriana Accorsi (PT-GO), Carol Dartora (PT-PR), Jack Rocha (PT-ES) e Maria do Rosário (PT-RS) e os deputados petistas Helder Salomão (ES), João Daniel (SE), Leonardo Monteiro (MG) Rubens Otoni (GO), Valmir Assunção (BA) e Washington Qua Quá (RJ) também comemoraram a repatriação dos brasileiros em suas redes sociais.
O grupo de 32 brasileiros e familiares que deixou a Faixa de Gaza na manhã de hoje iniciará, em instantes, o deslocamento para o Cairo, em veículos providenciados pela embaixada do Brasil no Egito. Os 32 concluíram satisfatoriamente os trâmites migratórios para entrada no Egito. pic.twitter.com/ksZKWB2mxe
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) November 12, 2023
Vânia Rodrigues, com Agência Brasil