Brasileiros cruzam a fronteira de Gaza com o Egito, petistas comemoram vitória humanitária do Governo Lula

Grupo de 32 pessoas segue para o Brasil em aeronave da Presidência - Foto: Reprodução de rede social

Depois de um mês de agonia, um grupo de 32 brasileiros que aguardavam repatriação em Gaza conseguiu cruzar a fronteira com o Egito, pelo Portal de Rafah. Eles fizeram a passagem pelo portal no início da manhã deste domingo (12), de acordo com postagem do Itamaraty na rede social X (antigo twitter). Duas pessoas do grupo que constavam da lista original desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o corpo diplomático se envolveram diretamente nas negociações com as autoridades israelenses, palestinas e egípcias. A próxima etapa da repatriação envolve o transporte do grupo em um ônibus fretado pelo governo federal até um aeroporto designado pelo Egito. A aeronave VC2, da Presidência da República, aguarda o grupo para iniciar o décimo voo de repatriação de brasileiros desde o início da crise no Oriente Médio.

Esforço pelo cessar-fogo

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais para comemorar mais essa vitória humanitária e para pedir o cessar-fogo na região. O líder do Governo Lula, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que o Brasil está feliz com essa vitória importante da diplomacia brasileira e do governo Lula. “Agora os esforços são para exigirmos a paz e o cessar-fogo. A ONU precisa agir imediatamente para impedir essa matança de civis. As manifestações de ontem pelo mundo é o termômetro da revolta generalizada contra essa guerra. Cessar Fogo Já”, pediu.

Em outra postagem, Guimarães enfatizou que O Brasil precisa reconhecer a competência da diplomacia brasileira nesses momentos cruciais na defesa do nosso País. “O diálogo e a pressão na medida para a repatriação dos brasileiros que estavam na Faixa de Gaza, é exemplo para o mundo. Parabéns”.

Para o líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), o resgate dos brasileiros  que ainda estavam em Gaza é uma ótima notícia para começar a semana. “Parabéns ao Itamaraty e ao presidente Lula pelo  esforço para a repatriação”.

O deputado Rogério Correia (PT-MG) também agradeceu o governo Lula pela libertação dos brasileiros presos em Gaza pelo israelense Netanyahu, e afirmou que era importante manter os esforços pela paz e pelo cessar-fogo. “Parabéns aos brasileiros que resistiram e que sabem a quem agradecer e por quem lutar!”, completou.

“Finalmente depois de semanas de esforço incansável do governo do presidente Lula, os brasileiros que estavam da Faixa de Gaza chegaram ao Egito. Parabéns presidente Lula e agora é voltar para casa em paz!”, comemorou o deputado Pedro Uczai (PT-SC).

A deputada Erika Kokay (PT-DF) destacou que a libertação dos brasileiros era uma excelente notícia para começar o dia! “Após a reabertura da fronteira com o Egito, grupo de 32 brasileiros finalmente deixa a Faixa de Gaza. A operação voltando em paz realizará o décimo voo de repatriação de brasileiros. Parabéns ao Itamaraty e ao Governo Lula”.

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) também considerou que era uma alegria iniciar o domingo com a notícia de que os brasileiros já deixaram Gaza e estão no Egito aguardando a repatriação. “Obrigado Lula! Nossa diplomacia resgatou os brasileiros! Grande dia!”, comemorou.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) enfatizou que a diplomacia brasileira e o presidente Lula atuaram para garantir o retorno dos brasileiros para casa! “Operação Voltando em Paz garantiu que centenas de cidadãos voltassem em segurança para casa! O que o Brasil fez é exemplo para o mundo!”, completou

E a deputada Ana Pimentel (PT-MG) ao agradecer o Governo Lula pelo resgate dos brasileiros que estavam presos em Gaza afirmou que agora o grupo pode voltar para o Brasil em paz.

Operação de acolhimento

Ao chegar ao Brasil, o governo federal tem uma operação de acolhimento preparada, oferecendo serviços de abrigo, documentação, alimentação, apoio psicológico, cuidados médicos e imunização. O secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto de Arruda Botelho, informou que alguns repatriados têm familiares no Brasil, enquanto outros serão acolhidos em um local no interior de São Paulo, disponibilizado pelo governo.

Durante o período em Gaza, os brasileiros receberam apoio diário da diplomacia brasileira, garantindo recursos essenciais e estabelecendo condições seguras.

As deputadas Adriana Accorsi (PT-GO), Carol Dartora (PT-PR), Jack Rocha (PT-ES) e Maria do Rosário (PT-RS) e os deputados petistas Helder Salomão (ES), João Daniel (SE), Leonardo Monteiro (MG) Rubens Otoni (GO), Valmir Assunção (BA) e Washington Qua Quá (RJ) também comemoraram a repatriação dos brasileiros em suas redes sociais.

 

Vânia Rodrigues, com Agência Brasil

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também