Bolsonaro libera destruição de cavernas; petistas querem derrubar decreto presidencial

Parque Nacional Cavernas do Peruaçú/Minas Gerais - Foto: Edgar Corrêa Kanaykõ/Creative Commons

Entre tantos retrocessos do desgoverno de Jair Bolsonaro na área do meio ambiente, já no dia 13 deste mês, a Presidência da República editou um decreto que coloca em risco a proteção às cavidades naturais, ou seja, as cavernas que existem no País, conforme atestam especialistas.

Para barrar mais essa iniciativa destrutiva de Bolsonaro, o líder do PT, deputado Reginaldo Lopes (MG) e o deputado Nilto Tatto (PT-SP) assinam um projeto de decreto legislativo para reverter o decreto presidencial que autorizou a destruição de qualquer tipo de caverna para construção de empreendimentos de utilidade pública, conforme noticia a Folha de São Paulo.

O decreto presidencial revoga uma regra anterior que garantia a proteção de cavernas classificadas como de grau de relevância máximo e autoriza modificações nas estruturas, desde que haja autorização dos órgãos responsáveis e compensações ambientais.

Patrimônio em risco

No entendimento dos petistas, a nova regra tem “óbvio objetivo econômico” como motivo, afronta a Constituição Federal e “põe em risco o patrimônio espeleológico brasileiro”.

“O Congresso Nacional tem a obrigação de proteger nosso patrimônio natural aprovando o Projeto de Decreto Legislativo para sustar os efeitos do decreto do governo. Só em Minas Gerais, são mais de 10 mil cavernas que passaram a ser ameaçadas com mais esta irresponsabilidade presidencial”, denuncia Reginaldo Lopes.

Nota de repúdio

Segundo a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) as cavernas vão sofrer perda de proteção ambiental. Em nota de repúdio assinada pelo presidente da instituição, José Roberto Cassimiro, a SBE entende que o decreto é inconstitucional.

“Reforçamos nosso total repúdio a este decreto e esperamos que o governo federal ouça a comunidade espeleológica, pesquisadores, pesquisadoras e as diversas instituições científicas que desenvolvem estudos nas cavernas brasileiras e que realmente podem contribuir para uma legislação espeleológica que, verdadeiramente, concilie o uso dos recursos que são essenciais para a nossa sociedade com a proteção deste patrimônio natural”, declarou.

PT na Câmara com Folha de São Paulo e Correio Braziliense

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100