Bolsonaro confessa fracasso e admite que “tudo pode piorar”

Do site do PT

Em solenidade sobre os 1.000 dias de seu governo, Bolsonaro confessou o fracasso da sua gestão à frente do Executivo Federal. “Nada está tão ruim que não possa piorar”, disse o presidente sobre inflação e dólar elevados. “Não é maldade da nossa parte, é uma realidade”, continuou, tentando esquivar-se da responsabilidade pelo desastre da economia.

Ignorada pela mídia corporativa, a “realidade” a que se refere Bolsonaro é resultado das políticas adotadas pelo seu governo.

No gatilho da inflação está a dolarização dos preços dos combustíveis, com aumentos sucessivos que impactam os preços de alimentos, serviços e toda cadeia produtiva. Também é resultado da incompetência na gestão energética que, além da majoração das tarifas, ameaça o país com um apagão de consequências dramáticas. A inflação de dois dígitos, a queda da produção, o desemprego recorde e o endividamento das famílias condensam a tragédia.

Fiel ao seu lema de não governar para os interesses da Nação brasileira, mas para seu projeto pessoal, Bolsonaro “acerta” quando diz que “tudo pode piorar”.

As projeções apontam que a economia brasileira vai crescer menos em 2022. A estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o próximo ano foi rebaixada para 1,72%, contra expectativa anterior de 1,93%.

O último aumento da taxa Selic, com projeção de novas correções para cima, aponta para o “pior dos mundos”, com forte restrição à recuperação da economia. Por conta disso, economistas têm alertado para o risco de a economia brasileira mergulhar na estagflação (entenda o que é).

“O novo aumento da taxa de juros significa uma forte restrição à recuperação da economia pós-pandemia, alvejada pela trágica combinação de desemprego, queda do poder de compra, inflação alta e juros altos”, destaca o economista Bruno Moretti, assessor da Bancada do PT no Senado Federal.

“A sucessão de erros do governo de Bolsonaro e de Paulo Guedes tem forte peso na inflação, com a dolarização dos preços dos combustíveis, a má gestão da política energética e, ainda, a falta de uma política de segurança alimentar, com estoques de alimentos”, sintetiza Moretti.

Para não deixar dúvida de que a situação da economia do país só tende a se agravar, a Petrobras anunciou na tarde desta terça-feira (28) um novo reajuste dos preços do diesel.

A partir de quarta-feira (29) o diesel terá aumento de 8,89%, passando de R$ 2,81 para R$ 3,06 o litro. A companhia explicou que o aumento “reflete parte da elevação nos patamares internacionais de preços de petróleo e da taxa de câmbio”.

Da Agência PT de Notícias

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100