Boletim 68 – Abuso de autoridade de juíza impede CDHM de inspecionar local onde Lula está detido

Boletim 68 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 8/5/2018 – 20h40

 

  1. Pela segunda vez, um órgão da Câmara dos Deputados foi impedido de vistoriar as instalações da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba onde o ex-presidente Lula encontra-se detido como prisioneiro político. Desta vez foi a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, expondo, mais uma vez, a arbitrariedade da juíza Carolina Lebbos, da 12º Vara Federal do Paraná. Os deputados Luiz Couto (PT-PB), Luizianne Lins (PT-CE), Marcon (PT-RS),  Maria do Rosário (PT-RS) e Patrus Ananias (PT-MG) foram a Curitiba e denunciaram mais este abuso na tarde desta terça-feira (8). De acordo com a Constituição, eles têm a prerrogativa de visitar instalações carcerárias em qualquer local do país, sem necessidade de prévia autorização. A CDHM vai pedir providências da Presidência da Câmara contra a juíza.

 

  1. No mesmo contexto, a Comissão de Direitos Humanos do Parlamento do Mercosul (Parlasul) também foi proibida de fazer uma visita de inspeção das condições em que está detido o ex-presidente brasileiro. Com isso, a juíza Carolina Lebbos impediu que parlamentares do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela cumpram uma deliberação da comissão que tem como base prerrogativas de tratados internacionais relacionados à fiscalização da situação de direitos humanos dos Estados que compõe o Mercosul. “Seguiremos insistindo para vê-lo e conversar com Lula pessoalmente. Vamos perguntar se ele sente que estão respeitando os seus direitos humanos na prisão. Vamos insistir em vê-lo, apesar de a Justiça não deixar”, afirmou a parlamentar argentina Cecilia Britto, presidenta da comissão.

 

  1. A presidenta eleita Dilma Rousseff denunciou o Estado de exceção no Brasil e a prisão política de Lula no Parlamento inglês. Ela foi recebida pelos deputados Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista e da oposição na Câmara dos Comuns, e Emily Thornberry, também deputada trabalhista. Dilma detalhou os abusos cometidos pelo Ministério Público e pelo juiz Sérgio Moro na condenação de Lula e alertou sobre graves ameaças à democracia brasileira. Ela recebeu o apoio dos dois parlamentares, que se comprometeram a ampliar a campanha #LulaLivre.

 

  1. Lula enviou hoje uma carta à Frente Nacional de Prefeitos na qual aborda temas como saúde, segurança pública, combate à corrupção e economia. No texto, além de se posicionar sobre tais temas, ele defende um diálogo com a população e com todas as instâncias do poder público para que o Brasil reencontre o caminho da democracia. Leia a carta no abaixo:

Carta do ex-presidente Lula à Frente Nacional de Prefeitos

 

  1. O especialista em direito eleitoral Luiz Fernando Pereira divulgou parecer apontando a legalidade e viabilidade da candidatura do ex-presidente Lula, mesmo após sua prisão política decretada arbitrariamente pelo juiz Sérgio Moro. Leia o parecer completo pelo link abaixo:

Luiz Fernando Pereira: “A prisão de Lula não aprisiona a candidatura”

 

Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Boletim 68 – 8/5/2018 – 20h40

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex