Bancada Feminina do PT reafirma compromisso com a democracia e segue na luta por mais mulheres na política

Neste 8 de Março, data em que as mulheres reafirmam conquistas e renovam as lutas por direitos, as parlamentares do PT na Câmara também reiteram a disposição de seguiram unidas contra o machismo e ocupando papel de destaque nos espaços de poder dentro e fora da política. “E neste ano, junto com as nossas pautas de emprego, de renda, de combate à violência, à misoginia e ao machismo, a gente vai colocar também a defesa da democracia”, anuncia a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR).

Presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann. Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado-Arquivo

Na avaliação da presidenta do PT, as mulheres são fundamentais na manutenção da democracia. “Ao longo das últimas décadas tivemos papel indispensável na consolidação e defesa da democracia brasileira e seguiremos lutando para estarmos presentes em todos os locais, inclusive no orçamento público, como defende o governo do presidente Lula”, reiterou.

Gleisi Hoffmann relembra que no último período a nossa democracia foi duramente atacada e sofreu uma tentativa de golpe, que culminou com a depredação da sede dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023. “A nossa democracia ainda é jovem, e nós precisamos dela para que a gente possa aprofundar as nossas lutas e termos vitórias nas pautas que apresentamos à sociedade e ao mundo público e político. Vamos participar. Defender a nossa democracia. Golpe Nunca Mais! Sem Anistia!”, pediu.

Igualdade entre homens e mulheres

Deputada Benedita da Silva. Foto: Gabriel Paiva

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), coordenadora da Bancada Feminina e da Secretaria da Mulher da Câmara, também reforçou que o Dia Internacional da Mulher é uma data para reafirmar a participação e a representação das mulheres na democracia e na política nacional. Uma eterna lutadora por espaço de poder para as mulheres, dentro e fora da política, Benedita cita os avanços, especialmente os garantidos na Constituição, como a igualdade entre homens e mulheres. “Mesmo assim, sabemos que há muito ainda a ser feito para alcançarmos a igualdade de fato”, observou.

Ela cita por exemplo, que foi apenas em 2023 — 35 anos após a Constituinte — que o Congresso Nacional aprovou a Lei de Igualdade Salarial entre homens e mulheres que desempenham funções equivalentes. “Mesmo previsto na Constituição de 88 e na CLT, o direito não era integralmente cumprido”, lamentou.

Segundo o IBGE, as mulheres ganham 20% menos que os homens para os mesmos cargos. “Isso significa dizer que, mesmo sem considerar as duplas e triplas jornadas, as mulheres precisam trabalhar 2 meses a mais por ano para receber o mesmo que o homem recebe”, denunciou.

Mulheres na Política

Permanece também em pauta a luta por mais mulheres na política. Hoje são 100 deputadas e 15 senadoras, entre eleitas e suplentes. “É um avanço se consideramos que na Constituinte éramos apenas 26 deputadas e nenhuma senadora”, reconheceu Benedita. Mas ela ressaltou que, de 1932 até hoje o Brasil elegeu apenas 335 mulheres. “Não conseguiríamos encher um Plenário Ulysses Guimarães, enquanto neste mesmo período, os homens – que somam 7.568 – encheriam quase 15 plenários”, comparou.

Para Benedita, os números da participação das mulheres, mesmo ainda não sendo o que elas almejam, só foram alcançados após a luta de muitas mulheres em vários campos de atuações. “Estamos abrindo caminho para que outras se inspirem e deem continuidade à nossa caminhada”, afirmou.

Veja a manifestação das demais parlamentares da Bancada do PT na Câmara:

Deputada Adriana Accorsi. Foto: Gabriel Paiva

Deputada Adriana Accorsi (GO) –”Depois de tantos anos de retrocesso, finalmente, neste 8 de Março de 2024, temos muitas vitórias para comemorar: a lei de igualdade salarial entre homens e mulheres e o protocolo ‘Não é Não’, que combate a violência contra mulheres e meninas. Mas o nosso caminho ainda é longo para o mundo igualitário que sonhamos. Sigamos juntas pela democracia!”.

Deputada Ana Paula Lima. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Deputada Ana Paula Lima (SC) – “Não existe democracia sem a participação da mulher na política. Este é um ano imprescindível para você se candidatar a prefeita ou vereadora do seu município e debater temas importantes que dizem respeito a nós, mulheres: o direito à creche, escola em tempo integral, salários iguais para trabalhos iguais. É importante estar vigilante na democracia, mas a participação política dará visibilidade à nossa voz.”

 

Deputada Ana Pimentel. Foto: Zeca Ribeiro

Deputada Ana Pimentel (MG) – “O 8 de Março é um dia para recordarmos a luta das mulheres por direitos, dignidade e liberdade. Hoje, conquistamos inúmeros espaços porque as mulheres que nos antecederam lutaram por nós. Agora é a nossa vez, e estamos empenhadas na luta por emprego, igualdade salarial, universalização das creches, o fim de todas as formas de violência e uma maior representação feminina na política.”

Deputada Camila Jara. Foto: Gabriel Paiva

Deputada Camila Jara (MS) – “O Brasil não é um país justo para ser mulher, jovem, criança, negro, pessoa trans ou qualquer indivíduo que seja diferente do padrão. Isso ocorre porque nos espaços de decisão não temos mais mulheres ocupando a política. Os índices comprovam que nas sociedades onde temos o maior número de parlamentares mulheres, essas sociedades são menos desiguais e mais justas. Por isso, a paridade precisa ser nossa principal meta a ser alcançada já no próximo ano”.

Deputada Carol Dartora. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Deputada Carol Dartora (PR) – “Tivemos vários avanços como mulheres na sociedade brasileira, como por exemplo, a nossa maior participação na política. No entanto, nossa sub-representação ainda é muito grande. Por isso, precisamos romper a barreira do machismo e ocuparmos mais espaços de poder. Só assim venceremos o desafio de consolidar a nossa democracia”.

Deputada Dandara. Foto: Gabriel Paiva

Deputada Dandara (MG) – “Todo lugar é o nosso lugar, e não há democracia fortalecida sem ter, de fato, a representação do povo brasileiro. Nós queremos cada vez mais ocupar os espaços de poder com a presença do povo. As mulheres negras são um grupo muito importante em nossa sociedade e também precisam ocupar os espaços de poder”.

 

Deputada Denise Pessôa. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Deputada Denise Pessôa (RS) – “Neste 8 de Março, precisamos comemorar os avanços das políticas para as mulheres, especialmente na Câmara dos Deputados. Mesmo não sendo maioria, conseguimos avançar e aprovar políticas importantes para as mulheres no Governo Lula, como a igualdade salarial. Também discutimos pontos relevantes para as mulheres dentro da Reforma Tributária. E tudo isso é feito porque nós estamos aqui. A democracia precisa da nossa participação”.

Deputada Dilvanda Faro. Foto: Gabriel Paiva

Deputada Dilvanda Faro (PA) – “8 de Março é mais um dia de luta pela igualdade de gênero e para reafirmar a nossa caminhada em busca de direitos iguais. Em 2024, ano eleitoral, quero convidar todas as mulheres que têm o desejo de ingressar na política a se candidatarem. É ocupando esses espaços que conseguiremos reduzir as desigualdades e violências. Viva o dia das mulheres!”.

Deputada Erika Kokay (DF) ­– “Não existe democracia enquanto tivermos tanta dor por sermos mulheres. Por isso, para construir um processo e um país verdadeiramente democrático, é preciso assegurar direitos iguais a homens e

Deputada Erika Kokay. Foto: Gabriel Paiva

mulheres. Precisamos de equidade de gênero para que possamos estar em todos os lugares que quisermos. A luta em defesa dos direitos das mulheres é a luta que carrega, de forma estruturante, a luta pela democracia”.

 

Deputada Ivoneide Caetano. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Deputada Ivoneide Caetano (BA) – “Não há democracia sem a participação das mulheres. E neste mês em que homenageamos as mulheres do Brasil, eu quero convidá-las para a luta. Temos muito ainda que conquistar, e é na política que esse embate é travado todos os dias. Vamos juntas ocupar os espaços de poder deste País. Viva as mulheres! Viva o 8 de Março!”

 

 

Deputada Jack Rocha. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Deputada Jack Rocha (ES) – “2024 é um ano eleitoral e estamos aqui não só para pautar a necessidade de espaços mais democráticos e seguros para a participação e garantia das mulheres na política, mas também para ampliar nossas vozes nas câmaras municipais e prefeituras. Eu não tenho dúvidas de que essa é a missão da Bancada do PT na Câmara, de todo o nosso partido e, principalmente, da nossa militância”.

Deputada Juliana Cardoso. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Deputada Juliana Cardoso (SP) – “8 de Março é mais uma data em que reafirmamos que as mulheres são fundamentais para a democracia. Somos a maioria do eleitorado brasileiro e as que mais contribuem com o andamento do Estado. Somos sobrecarregadas com o trabalho do cuidado em seus diversos níveis, e ainda somos vítimas de vários tipos de violências. Por isso, mulherar a política é urgente!”.

 

Deputada Luizianne Lins. Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados

Deputada Luizianne Lins (CE) – “Na minha trajetória de mais de 30 anos de militância política e vida pública, costumo dizer que a única maneira de alcançarmos o ideal de uma sociedade mais justa e igualitária é com a superação do machismo e do patriarcado que oprime e violenta mulheres no nosso imenso Brasil. Sem igualdade de gênero, não há sociedade justa. Vamos juntas seguir na luta por direitos, autonomia e liberdade. As mulheres sempre foram a vanguarda das grandes lutas!”.

Deputada Maria do Rosário. Foto: Gabriel Paiva

Deputada Maria do Rosário (RS) – ” O 8 de Março é sobre celebrar conquistas e reafirmar que a democracia é o alicerce sobre o qual construímos nossas lutas. A história registra muitos desafios que continuam presentes. Sem as mulheres, a democracia é incompleta. Afinal, nos lembra Simone de Beauvoir que basta uma crise para que os direitos das mulheres sejam questionados. A democracia é palavra essencial para as mulheres sempre!”

Deputada Natália Bonavides. Foto: Gabriel Paiva

Deputada Natália Bonavides (RN) – “A cada dia mais se evidencia a importância das mulheres para o fortalecimento da democracia: trabalhadoras, mães, indígenas, negras, nordestinas, em toda a nossa pluralidade. Nossa presença faz a diferença! Que neste 8 de Março, a gente se encontre nas ruas para renovar as energias para as lutas deste ano que está só começando!”

Deputada Reginete Bispo. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Deputada Reginete Bispo (RS) – “Sem a presença das mulheres, não há democracia. Nós, mulheres, somos 52% da população brasileira, ou seja, maioria absoluta. Já provamos que, ao ocuparmos os espaços de poder e decisão, levamos pautas que são importantes para toda a sociedade. Para uma democracia efetiva, é fundamental a presença de todas nós”.

 

 

 

 

Layla Andrade e Vânia Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também