Bancada do PT vota a favor do acordo entre Brasil e China para desenvolvimento de satélite

Plenário da Câmara - Foto - Mário Agra - Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara aprovou na noite desta terça-feira (3/12) o projeto de decreto legislativo (PDL 361/24), que contém um protocolo ao acordo de cooperação entre Brasil e China para construção e operação de satélites de monitoramento remoto. O texto, que segue para a apreciação do Senado, prevê o desenvolvimento e lançamento do sexto satélite da série CBERS, o CBERS-6. Ao defender o acordo, a deputada Erika Kokay (PT-DF) argumentou que os satélites são instrumentos poderosos para contenção das queimadas. “Estamos construindo instrumentos para poder reagir de forma mais imediata a todos os efeitos das mudanças climáticas”, afirmou.

Erika relembrou que esta é a sexta vez que o acordo é renovado para o compartilhamento de construção de satélites com finalidades pacíficas. “É um acordo fundamental para o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e para a Embrapa, é também fundamental para o desenvolvimento agrário no Brasil, para que nós possamos ter uma tecnologia a serviço do desenvolvimento e da preservação da vida nas suas mais variadas expressões”, completou.

E o deputado Patrus Ananias (PT-MG) ressaltou que o projeto é importante para a soberania brasileira. “Nós queremos um Brasil soberano, nós queremos um Brasil cada vez mais à altura das suas possibilidades territoriais e das possibilidades do nosso povo, nós queremos um Brasil que afirme um projeto de nação. Quanto a esse acordo com a China, o Brasil busca acordos com todos os países do mundo, numa linha de diálogo e de entendimento”, explicou.

Acordo original

O acordo original Brasil e China da série de satélites é de 1994 e, como de todas as outras vezes, o custo será repartido entre ambos os países, com acesso dos dados compartilhado entre Brasil e China. O uso por um terceiro país só poderá ser autorizado por consentimento mútuo das partes. O custo total previsto é de US$ 51 milhões (cerca de R$ 306 milhões) para cada parte, envolvendo o desenvolvimento, a fabricação e o lançamento do CBERS-6.

A nova geração do satélite pretende melhorar o monitoramento das queimadas, dos recursos hídricos, das áreas agrícolas, do crescimento urbano, da ocupação do solo e de desastres naturais no Brasil, utilizando-se da tecnologia do Radar de Abertura Sintética (SAR), capaz de gerar dados sob quaisquer condições climáticas, inclusive através de nuvens.

Enquanto o módulo de serviço do satélite será fornecido pelo Brasil, o módulo de carga útil o será pela China, com lançamento previsto para 2028 a partir do território chinês.

O programa será tocado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA).

Dança Afro-Brasileira

Também com o voto favorável da Bancada do PT, os parlamentares aprovaram o PL 3420/2024, que institui o dia 18 de Agosto como o Dia Nacional da Dança Afro-Brasileira. O texto, segue para apreciação do Senado, reconhece a importância da dança afro-brasileira como um mecanismo de resistência e luta da população negra brasileira, bem como suas tradições e contribuições culturais para o País.

Ao defender o projeto, a deputada Erika Koka afirmou que a cultura afro-brasileira é de resistência com ares de liberdade e precisa ser homenageada. “Precisamos também homenagear nossa africanidade tão representada por Zumbi e por Dandara”, afirmou. Ela acrescentou que o projeto aprovado reafirma lutas fundamentais contra o apagamento da história brasileira e contra o “epistemicídio”, eliminação do conhecimento local representado pela ancestralidade negra.

A data escolhida, 18 de agosto, é uma homenagem a Mercedes Baptista, primeira mulher negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, falecida em 2014.

 

 

Vânia Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100