Parlamentares da Bancada do PT na Câmara desejaram nesta segunda-feira (9) sucesso à nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, a atual deputada estadual do PT-MG, Macaé Evaristo, anunciada pelo presidente Lula. Em mensagens pela rede social Bluesky, os parlamentares exaltaram a trajetória da nova ministra na defesa da educação e de bandeiras ligadas aos direitos humanos e também afirmaram que isso a credencia para ocupar o novo posto na Esplanada dos Ministérios.
O líder do partido, deputado Odair Cunha (PT-MG), escreveu que a trajetória de Macaé Evaristo fará toda a diferença na condução da pasta dos direitos humanos e da cidadania.
“Desejamos todo sucesso à companheira Macaé Evaristo, a nova ministra dos Direitos Humanos! Temos certeza de que sua experiência e sua trajetória de luta pela educação, pelos direitos humanos e pelas nossas crianças e adolescentes farão toda diferença nessa nova jornada!”, disse.
Já a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), também enalteceu as credenciais da nova ministra ao desejar-lhe sucesso na nova missão.
“Com Macaé Evaristo, do PT de Minas, no Ministério dos Direitos Humanos, o presidente Lula nomeia uma mulher negra, combativa, com história de lutas e realizações na defesa da educação e dos direitos humanos, das crianças e adolescentes. Sucesso, companheira Macaé!”, escreveu.
O líder do governo Lula na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), parabenizou a nova ministra pela indicação. “Gostaria de parabenizar a professora e deputada Macaé Evaristo por ter sido escolhida pelo presidente Lula para assumir a pasta de Direitos Humanos. Bem-vinda, companheira!”, destacou.
Fortalecimento das mulheres
A presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Ana Pimentel (PT-MG), também enalteceu o anúncio da nova ministra como fator de fortalecimento das mulheres nos espaços de poder no País.
“Por cada vez mais mulheres nos espaços de representação! A notícia de Macaé Evaristo assumindo o Ministério dos Direitos Humanos é um grande passo de esperança para todas nós mulheres que fazemos política! Ver uma mulher negra tomando esse lugar para si e dando voz para milhares de outras pessoas é algo enriquecedor para nossa sociedade. Macaé constrói uma política de cuidado com o próximo, luta incansavelmente pelo direito das pessoas negras e se preocupa com a periferia!”, ressaltou.
Já a 2ª Secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário (PT-RS), disse que o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania estará “em boas mãos” com Macaé Evaristo na pasta.
“Querida Macaé Evaristo, receba meus mais calorosos parabéns por assumir essa missão tão grandiosa à frente do MDHC! Tenho certeza de que, com sua força e sensibilidade, o Brasil estará em boas mãos. Conte sempre com meu apoio e admiração. Um abraço carinhoso e todo sucesso!”, destacou.
Movimentos sociais
Já a coordenadora da Bancada Feminina da Câmara e Secretária da Mulher da Casa, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), também desejou sucesso a nova ministra Macaé Evaristo.
“Fiquei muito feliz com a indicação de Macaé Evaristo para o Ministério dos Direitos Humanos, pois a caminhada dela representa luta em defesa dos movimentos sociais, habilidade política, como parlamentar, e experiência administrativa na área da educação”, declarou.
Leia abaixo outras declarações de parlamentares do PT:
Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “Boa notícia! O Presidente Lula convidou a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e ela aceitou! Trabalharemos juntas na Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Bem-vinda e excelentes trabalhos, companheira!”.
Deputada Juliana Cardoso (PT-SP) – “Agora é oficial! Bem-vinda, Macaé Evaristo, nossa ministra de Direitos Humanos. O presidente Lula decidiu e estamos muito felizes! Macaé Evaristo Macaé é reconhecida no meio educacional e é referência no debate antirracista”.
Deputado Patrus Ananias (PT-MG) – “Muito feliz em saber que a companheira Macaé Evaristo será a nova ministra dos Direitos Humanos do governo Lula! Macaé é uma pessoa especial, que une capacidade técnica, sensibilidade, criatividade e perspicácia. Ela já fez muito por BH, como professora, gestora, secretária de Educação e vereadora”.
Deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) – “Lula indica Macaé Evaristo para assumir a pasta de Direitos Humanos, mulher negra e combativa na defesa de pautas fundamentais para o país. Desejo muito sucesso à Macaé nesse novo desafio!”.
Também comemoraram o anúncio de Macaé Evaristo e desejaram sucesso na nova missão de comandar o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania os deputados petistas Fernando Mineiro (RN), Reimont (RJ), Zeca Dirceu (PR), Nilto Tatto (SP), Carlos Zarattini (SP), Jorge Solla (BA), Bohn Gass (RS) e Merlong Solano (PI).
Leia mais: Macaé Evaristo é a nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania
Héber Carvalho