Autistas ainda sofrem com preconceito, mas estão obtendo avanços, diz Luiz Couto

autismozecaribeiro
Foto: Zeca Ribeiro
 
Doença que pode atingir cerca de 1% da população brasileira, o autismo ainda é um tema de pouca visibilidade e que sofre de muito preconceito e desinformação, segundo o deputado Luiz Couto (PT-PB), propositor de audiência pública que discutiu o assunto na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, nesta quarta-feira (16). A atividade marca a passagem do Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo, celebrado oficialmente a 2 de abril, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007.
 
Representantes do Movimento Orgulho Autista Brasil foram expositores no debate e o deputado Assis do Couto (PT-PR) abriu a audiência destacando a importante contribuição da sociedade civil para que os direitos dos autistas sejam reconhecidos e protegidos. “Estas pessoas nos ajudam nesta tarefa tão importante que é a regulamentação da Lei 12.764 [de 2012], para a constituição das políticas públicas necessárias às pessoas com autismo”, enfatizou Assis do Couto.
 
Para Luiz Couto, uma audiência pública no Congresso Nacional promove o diálogo com os autistas e fortalece a luta pelos seus direitos. “Eles querem respeito, querem ser valorizados e ouvidos porque possuem muitas reivindicações em termos de políticas públicas. Temos a lei, mas alguns aspectos ainda precisam ser regulamentados através de legislação específica e essa questão precisa ser debatida pelo Legislativo”, defende o deputado paraibano. 
 
Apesar dos avanços dos últimos anos, Luiz Couto avalia que este segmento ainda é vítima de forte preconceito. “A sociedade brasileira é muito pouco informada sobre o autismo, tanto que os especialistas acreditam que 90% das pessoas com autismo não foram diagnosticadas assim. Os autistas já constam na categoria de pessoas com deficiência e alcançaram vitórias importantes, mas ainda sofrem bastante com o preconceito, a discriminação e o não reconhecimento dos seus direitos”, acrescenta Luiz Couto.
 
A deputada Erika Kokay (PT-DF) também participou da audiência pública.
 
Rogério Tomaz Jr. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex