O mundo está presenciando um massacre na Faixa de Gaza desde outubro de 2023. Os deputados Padre João (PT-MG) e João Daniel (PT-SE) vão debater as violações dos direitos humanos dos palestinos e do direito internacional pelo Estado de Israel. A audiência pública será no dia 24, quarta-feira, às 16 horas, na Comissão de Legislação Participativa, na Câmara dos Deputados.
Padre João destacou o horror que estamos presenciando e como o mundo não se comove diante de tanto abuso. “É um escândalo para o mundo inteiro. É inadmissível. Nunca vimos tantos crimes de guerra e nenhuma medida ser tomada. Vamos debater esse caso para tentar sensibilizar todo mundo”, comentou.
Mortes
De acordo com dados divulgados em 18 de abril pelo governo da Palestina, nos 195 dias já totalizaram 40 mil mortos, sendo mais de 14 mil crianças. É previsto mais 2 milhões de palestinos sendo obrigados a se deslocar. É o confronto com mais servidores da Organização das Nações Unidas (ONU) e jornalistas mortos.
João Daniel acredita que não se posicionar em um momento histórico é uma atitude complicada. “É um momento histórico, e ninguém pode ficar sem ter uma posição firme e forte em defesa do povo palestino”, afirmou.
Governo brasileiro
O governo brasileiro adotou uma postura importante em defesa da Palestina. O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, discute estratégias conjuntas para tornar a Palestina membro pleno da ONU.
Convidados
Para a audiência, estão confirmados Qais Shqair, Chefe da Missão da Liga dos Estados Árabes; Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, Embaixador da Palestina no Brasil; Jorge Alberto Meza Robayo – Representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO); Ahmed Shehada – presidente do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal); Carima Atiyel, Federação Palestina no Brasil; Berenice Bento, Doutora em Sociologia e professora do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UNB); Breno Altman, Jornalista e fundador do portal Opera Mundi; Maynara Nafe, palestino-brasileira e Diretora de políticas educacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE); Hasan Rabee, palestino-brasileiro repatriado de Gaza; Ualid Rabah, presidente da Federação Palestina no Brasil (Fepal).
É aguardado também o dentista e decano da Faculdade de Odontologia de Gaza que perdeu toda a família após o ataque de Israel. Eles receberam um papel caído do céu dizendo que aquele local seria bombardeado e para ir para uma localidade específica. Eles obedeceram e mais tarde Israel bombardeou o local que tinha pedido para as pessoas terem ido. Ele somente aguarda documentações legais para vir ao Brasil.
https://www.instagram.com/p/C59fcARuRZU/?igsh=enR2dHZ1MmkzcmRt
Assessoria de Comunicação dos deputados Padre João e João Daniel