Ao som da apresentação de várias modas de viola, a Comissão de Cultura da Câmara realizou nesta quarta-feira (14), em Brasília, audiência pública para debater a criação do Dia Nacional da Música e da Viola Caipira, a ser comemorado no dia 13 de julho. Proposta pelo deputado João Daniel (PT-SE), entre outros parlamentares, o evento contou com a participação da reconhecida dupla de violeiros Zé Mulato e Cassiano, e também de estudiosos, produtores culturais e outros violeiros. Durante o evento, todos ressaltaram a importância da data para valorizar essa manifestação da cultura brasileira.
“Nós estamos vivendo um período em nosso País onde a indústria cultural promove na grande mídia músicas e artistas visando apenas o interesse comercial, mas muito pouco reconhece a música e a viola caipira que retratam as raízes da cultura brasileira. Então, esse Dia Nacional vai nos ajudar a reconhecer a necessidade de valorizarmos a música e a viola caipira”, ressaltou João Daniel.
Durante a audiência a dupla Zé Mulato e Cassiano cantou alguns de seus sucessos, arrancando aplausos efusivos da plateia. Apesar desse reconhecimento, o professor de música e Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), Roberto Nunes Corrêa- também violeiro- ressaltou que ainda existe muito preconceito contra a música caipira no País.
“Muitos acham que a música caipira é do passado, mas ela é também do presente e será a do futuro. Eu sou um caipira contemporâneo, por exemplo, porque a música caipira abrange não só a música, mas ela interpreta o amor e a alma das pessoas pela terra. Por isso o Dia Nacional (da Música e da Viola Caipira) será importante para resgatar as nossas raízes”, explicou.
Ao também apoiar a criação da data, o Diretor da Associação Nacional dos Violeiros e Violeiras do Brasil (ANVB), Luiz Faria da Silva, que também é escritor e pesquisador da música caipira- também apoiou a criação da data. Ele revelou que a criação da data é uma iniciativa do apresentador do Programa Brasil Caipira da TV Câmara, Luiz Rocha, com apoio de vários deputados- inclusive do petista João Daniel.
Já o apresentador do Programa Brasil Caipira, lamentou a falta de valorização da música caipira pela grande mídia. Luiz Rocha destacou que nos 33 anos de existência do programa- inclusive em outras emissoras- mais de 10 mil duplas foram apresentadas.
“Quase toda semana perdemos um violeiro antigo, e nenhuma grande emissora nem ao menos divulga. Interessante que é justamente a internet, com a qual os violeiros caipiras têm pouca intimidade, que vem divulgando essas músicas”, disse.
Histórico– Escolhida como a data para comemorar o Dia Nacional da Música e da Viola Caipira, o 13 de julho é o dia de nascimento do jornalista, escritor, folclorista e empresário Cornélio Pires. Nascido em 1884, e considerado o patrono da música caipira brasileira, ele criou o primeiro grupo musical desse estilo em 1924, denominado “A Turma Caipira de Cornélio Pires”, formado por violeiros do interior.
Héber Carvalho