Ato em defesa de deputadas de esquerda ameaçadas de cassação é hoje (10)

Parlamentares na luta contra a cassação arbitrária. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Deputada Erika Kokay. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Nesta quinta-feira (10), às 19h, o Armazém do Campo, loja do MST, em Brasília, recebe o ato “Lutar Não é Crime”, em defesa dos mandatos das seis deputadas federais que protestaram contra a aprovação do Marco Temporal e foram processadas pelo PL no Conselho de Ética da Câmara. A atividade também terá como mote a defesa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e dos demais movimentos sociais.

Os processos contra Erika Kokay (PT-DF), Juliana Cardoso (PT-SP), Sâmia Bonfim (PSOL-SP), Célia Xacriabá (PSOL-MG), Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Talíria Petrone (PSOL-RJ) caminharam com velocidade impressionante na Câmara Federal, chegando ao Conselho de Ética em apenas quatro horas, enquanto representações contra parlamentares que estimularam os atos terroristas de 8 de janeiro, estão, até hoje, paradas.

“Ser mulher em uma sociedade que nos quer coisa é um ato de muita coragem. Tentam nos intimidar e nos calar, mas não irão conseguir. Nós, mulheres, carregamos a coragem como coisa de nascença”, afirma Kokay. “A perseguição contra seis mulheres, de esquerda, sendo duas delas indígenas, é uma nítida violência política de gênero. O Marco Temporal ataca direitos históricos dos povos indígenas, que foram conquistados na Constituição de 1988. Fomos processadas pelo partido do ex-presidente que foi denunciado pela ONU, justamente, por atacar os povos indígenas”, conclui a deputada.

Intervenções artísticas

O ato contará com a presença das deputadas e com intervenções artísticas. As ministras de Estado e a primeira-dama, Janja, também foram convidadas. Após São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, chegou a vez de Brasília. No dia 18 de agosto, está prevista a atividade no Rio de Janeiro, completando, assim, eventos em todas as capitais dos estados que elegeram as deputadas.

 

Assessoria de Comunicação deputada Erika Kokay

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também