Foto: AgÊncia Câmara
O deputado Artur Bruno (PT-CE) ocupou a tribuna nesta quinta-feira (22) para solicitar que a Mesa Diretora da Câmara coloque na pauta do plenário da Casa, a votação do Plano Nacional de Educação (PNE). “O PNE tem metas muito ousadas, uma delas é, em 10 anos, erradicar o analfabetismo no Brasil. Hoje, o Brasil tem 13 milhões de analfabetos. Precisamos colocar o Plano na pauta do plenário da Câmara”, defendeu.
O deputado disse ainda, que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), entendendo a importância de acelerar a aprovação do PNE e, atendendo a um apelo que ele fez, vai colocar na próxima semana, na pauta da comissão a votação uma questão de ordem para que o PNE entre na ordem do dia plenário da Câmara.
Artur Bruno lembrou que o Plano Nacional de Educação foi enviado ao Congresso Nacional, em 2010, pelo ex-presidente Lula. O petista salientou que esse é um dos projetos “mais relevantes que esta Casa está apreciando e debatendo, neste momento”.
Ele lembrou também que para que o Plano que contempla a valorização do magistério, o financiamento da educação, entre as 20 metas estabelecidas, tenha efetividade, é necessário que a Casa tenha a dimensão da importância da proposta e a coloque em votação.
“Para nós cumprirmos todas as metas, nós precisamos aumentar consideravelmente os investimentos em educação no Brasil. Hoje o Brasil investe 5,5% do PIB em educação pública. Nós estamos propondo, em 10 anos, chegar a 10% do PIB. Ou seja, o Brasil investe algo em torno de 220 bilhões de reais em educação, nós queremos chegar a 400 bilhões. Para que esse plano tenha efetividade, nós queremos que a Mesa Diretora coloque na pauta desta Casa o PNE”, reafirmou Artur Bruno.
Benildes Rodrigues
Ouça o deputado Artur Bruno (CE) na Rádio PT