Aprovado parecer do deputado Pedro Uczai que regulamenta a profissão de Educador Social

Deputado Pedro Uczai - Foto - Cleia Viana-Câmara dos Deputados

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (20) o relatório sobre o projeto de lei (PL 2941/19) que regulamenta a profissão de Educador Social, apresentado pelo deputado federal Pedro Uczai (PT-SC). A profissão de educador social possui caráter pedagógico e social. Seu exercício está relacionado à realização de ações afirmativas, mediadoras e formativas.

Na leitura do seu voto, o parlamentar pontou que havia uma grande divergência entre profissionais e entidades representativas a respeito da escolaridade necessário para atuar como educador social. “Algumas associações consideram que a escolaridade mínima a ser exigida para o exercício da profissão de educador social deveria ser a de nível médio. Outras associações têm opinião distinta, na medida em que consideram a necessidade de curso específico de formação em nível superior para o educador social”.

Em virtude das posições divergentes foram realizadas reuniões, encontros virtuais e atividades pelas redes sociais na tentativa de conciliar as posições divergentes. Inclusive no dia 3 de maio de 2021, foi realizada audiência pública com o objetivo de ouvir as diferentes opiniões e alcançar graus de entendimento acerca da questão. Segundo o parlamentar, embora todo o esforço, não foi possível chegar a um consenso.

“Construímos um parecer que pudesse criar um mecanismo de transição. Estamos propondo que a partir da publicação da lei, pelo período de 10 anos, serão admitidos na profissão de Educador Social profissionais com o ensino médio concluso ou com ensino superior. Após esse período de transição somente será possível exercer a profissão de Educador Social os profissionais com ensino superior em nível de graduação,” destacou Uczai.

O educador social

O campo de atuação do educador social são os contextos que envolvem ações educativas com diversas populações, em âmbitos escolares, institucionais, comunitários e sociais, em programas e projetos educativos sociais, a partir das políticas públicas definidas pelos órgãos federais, estaduais, distritais ou municipais.

As atribuições dos profissionais são ações de educação e mediação que envolvam os direitos humanos, a justiça social e o exercício da cidadania com pessoas de qualquer origem, classe social, sexo, idade, etnia, cultura, nacionalidade, entre outras particularidades, prioritariamente pessoas em vulnerabilidade social por meio da promoção cultural, política e social.

 

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100