Petistas afirmaram pelas redes sociais, nesta quinta-feira (12/12), que o fato de a maioria da população aprovar o desempenho do presidente Lula e, desde já, o colocarem em primeiro lugar nos levantamentos para a eleição de 2026, atesta o sucesso das ações de união e reconstrução do País comandadas pelo presidente. Segundo pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta, 52% da população aprovam o trabalho de Lula, contra 47% que desaprovam. Em relação às eleições de 2026, Lula venceria o ex-presidente Jair Bolsonaro (51% x 35%), o coach Pablo Marçal (52% x 27%), o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (52% x 26%) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (54% x 20%).
O mesmo levantamento aponta que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também venceria os mesmos adversários de Lula. Nesse caso Haddad venceria Jair Bolsonaro por 42% x 35%, Tarcísio de Freitas por 44% a 25%, Pablo Marçal por 42% x 28% e Ronaldo Caiado por 45% a 19%.
Sobre a aprovação do presidente Lula, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), ressaltou que os bons resultados na economia e na melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro apontam para índices de popularidade ainda maiores em um futuro próximo.
“A pesquisa Quaest na qual 52% da população aprova o trabalho do Presidente Lula demonstra solidez do apoio ao governo. Os dados do crescimento da economia, do emprego e da renda são cada vez melhores e o nível de percepção da população tende a aumentar. Lembrem-se de que a aprovação do Presidente Lula chegou a 86% no final do seu 2º mandato. A expectativa é muito boa”, destacou.
Em relação aos índices de intenção de voto para 2026, que colocam o presidente Lula a frente de todos os possíveis postulantes a sua vaga, seja da direita ou da extrema direita, parlamentares petistas ressaltaram que esse favoritismo deve se consolidar ainda mais daqui para a frente.
“Notícia boa e só vai melhorar. Lula vence qualquer adversário por goleada e se for Haddad vence também. Com Bolsonaro preso até lá, por roubo de joias e tentativa de golpe, a direita vai se destruindo e definhando”, disse o deputado Rogério Correia (PT-MG).
Também sobre o desempenho eleitoral de Lula na pesquisa, o deputado Alexandre Lindenmeyer (RS) disse que essa liderança demonstra que “o povo sabe quem cuida bem dele e da soberania do nosso País!”.
Já o deputado Nilto Tatto (PT-SP) disse que o povo brasileiro prefere quem trabalha em prol do País e de seus cidadãos e não aqueles que ocupam cargos eletivos em benefício próprio. “É Lula 2026 e mesmo que não seja, Haddad ganha!”.
Rejeição de Bolsonaro
A mesma pesquisa também aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro é atualmente o político mais rejeitado para uma disputa presidencial. Além de inelegível até 2028, o ex-presidente tem 57% de rejeição entre os eleitores consultados.
“Bolsonaro é o político mais rejeitado do País! Segundo a Quaest, ele tem 57% de rejeição caso se candidatasse para presidência em 2026. Ou seja, além de inelegível, ele é rejeitado! Grande dia!”, escreveu o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).
Héber Carvalho