Ana Pimentel defende aprovação da MP de reestruturação administrativa do governo Lula

Deputada Ana Pimentel. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A deputada Ana Pimentel (MG), vice-líder da Bancada do PT, usou a tribuna da Câmara nesta quarta-feira (24) para defender o texto original da medida provisória (MP 1.154/23), que reestrutura a organização administrativa do Executivo e fixa o número de ministérios em 31, além de seis órgãos com status de ministério, num total de 37 ministros. A MP estabelece que não haverá aumento de despesa.

“Eu quero pronunciar em alto e bom som que a MP 1.154/23 precisa ficar. É preciso manter os ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Meio Ambiente e dos Povos Originários, como eles foram pensados pelo governo Lula”, afirmou.

Ana Pimentel argumentou que esses ministérios foram elaborados de acordo com a manifestação da população que, ao longo do ano passado e no processo eleitoral, elegeu o presidente Lula com uma pauta política muito explícita, que, primeiramente, é a defesa da nossa alimentação. “E nós precisamos nos lembrar de que quem produz alimento, o alimento que nós comemos, que chega ao nosso prato, são os pequenos agricultores familiares do nosso País. Por isso é fundamental a MP 1154/23”.

Na avaliação da parlamentar mineira, o País precisa de uma política explícita para proteger os pequenos agricultores, “fazer com que eles tenham crédito para produzir a alimentação que nós consumimos diariamente”.

A deputada acrescentou que é fundamental também manter o Ministério dos Povos Originários pela defesa dos povos indígenas. “Nós precisamos dizer que a demarcação dos territórios precisa ficar nesse ministério. É preciso proteger os povos originários, porque são eles que no seu dia a dia protegem o meio ambiente com as suas vidas”.

Ana Pimentel conclui fazendo um apelo aos seus pares: “Quero aqui fazer um pleito para que esta Casa haja em consonância com o povo brasileiro, que no ano passado fez essa escolha de defender a nossa alimentação, o nosso território, proteger o nosso meio ambiente e elegeu o presidente Lula. Não vamos permitir que essa MP seja alterada e que ela caminhe com um projeto que foi derrotado nas urnas. Vamos aprovar a MP na forma como ela foi apresentada pelo governo”, afirmou.

Mudanças

O relator da MP 1154/23, deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), modificou a proposta original do governo. Ele disse que ficarão mantidos os 37 ministérios, mas com alterações nas suas atribuições. Entre elas, a demarcação das terras sai do Ministério dos Povos Indígenas e volta para o Ministério da Justiça; a Conab sai do guarda-chuva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e vai para o Ministério da Agricultura e deve haver a divisão das políticas públicas de segurança hídrica entre os Ministérios da Integração e do Meio Ambiente.

 

Vânia Rodrigues

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100