A deputada Ana Paula Lima (PT-SC) protocolou, ontem (4), requerimento em que solicita realização de audiência pública com o tenente-coronel do Exército Brasileiro, Mauro Cesar Barbosa Cid, juntamente com representantes do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e do Ministério da Saúde, na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.
O objetivo da audiência pública é esclarecer os fatos recentes envolvendo a possível falsificação na carteira nacional de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro, Mauro Cid e seus familiares. Mauro, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, foi preso após investigação da Polícia Federal.
Durante as buscas foram encontrados R$ 35 mil dólares e R$ 16 mil reais em espécie. O celular do ex-presidente Jair Bolsonaro também foi apreendido. A suspeita é de que foram falsificados os cartões de imunização de cinco pessoas: Jair Bolsonaro, sua filha, Mauro Cid, sua mulher e sua filha.
Irresponsabilidade das autoridades
A deputada Ana Paula Lima, titular da Comissão de Saúde e Vice-Líder do Governo, afirma que as acusações afetam toda a saúde pública. “Além dos prejuízos diplomáticos após entrada da comitiva oficial nos Estados Unidos com possíveis documentos públicos falsificados, com chances de o governo norte-americano restringir vistos para brasileiros, focamos na irresponsabilidade das autoridades acusadas, ao colocar em risco a vida das pessoas envolvidas e de toda a população.”
O requerimento será apresentado para aprovação na próxima reunião da Comissão de Saúde, que acontecerá na próxima quarta-feira (10). A Comissão é presidida por um correligionário de Bolsonaro, Zé Vitor (PL-MG).
Assessoria de Comunicação da deputada Ana Paula Lima