Vice-líder do governo na Câmara em seu primeiro mandato, a deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC) faz uma avaliação positiva do ano, sobretudo após a retomada de um governo democrático e que atua para a reconstrução e união do Brasil. “A aprovação do novo salário mínimo, beneficiando mais de 50 mil aposentados e trabalhadores, a retomada dos programas de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa, Minha Vida, o resgate do Bolsa Família vinculado à saúde e educação, além do novo arcabouço fiscal, foram essenciais para o desempenho econômico e social que o País vem apresentando”, aponta.
Ana Paula também destaca o volume de ações do seu primeiro mandato. Em 11 meses ela apresentou 287 projetos e relatou outros 25 em defesa dos trabalhadores, da saúde para mulheres e mães, crianças e adolescentes e também pelo fim do ódio e das violências nas escolas. “Ao integrar as principais comissões da Casa, pude acompanhar pautas prioritárias, sobretudo na comissão de Saúde e na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde recentemente relatei o PL que amplia a divulgação para mulheres acerca de cirurgia plástica reparadora de mama nos tratamentos de câncer pelo SUS”.
Secretaria e outras comissões
Ana Paula também assumiu a Secretaria da Primeira Infância, Infância, Adolescência e Juventude da Câmara e integra outras comissões, como a da Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e é vice-presidente da comissão especial de Violência Obstétrica e Morte Materna; membra da Comissão para Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais.
Atuante na defesa do Governo Lula e atenta às principais pautas sociais, Ana Paula Lima tem forte atuação parlamentar no plenário, com mais de 120 discursos proferidos, a maioria acerca das demandas do estado de Santa Catarina, fruto de uma agenda republicana e de aproximação com lideranças de todas as regiões do estado, o que lhe rendeu o ranking de melhor deputada de Santa Catarina, eleita pelo voto popular no Prêmio Congresso em Foco 2023.
Infância, Adolescência e Juventude
Com o objetivo de fortalecer os espaços de representação, diálogo e articulação, a Secretaria da Primeira Infância, Infância, Adolescência e Juventude protagonizou diversos eventos ao longo do ano. Entre elas a celebração dos quatro anos do Pacto Nacional pela 1ª Infância junto ao Conselho Nacional de Justiça, com ações voltadas à proteção de crianças. A Secretaria também organiza o lançamento da 1ª edição do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), numa ação coordenada para Conselheiros e Conselheiras Tutelares eleitos em 2023.
Acesse a Revista Brasil no Rumo Certo
Assessoria de Comunicação deputada Ana Paula Lima