Ampliação da Lei de Acesso à Informação fortalece combate à corrupção, diz Dilma

dilma 24-06-13 dest roberto stuckertNo pronunciamento em rede nacional dirigido à nação, a presidenta Dilma Rousseff destacou a necessidade de ampliação da Lei de Acesso à Informação como medida para fortalecer a transparência e, consequentemente, o combate à corrupção.

“Precisamos muito, mas muito mesmo, de formas mais eficazes de combate à corrupção. A Lei de Acesso à Informação, sancionada no meu governo, deve ser ampliada para todos os poderes da República e instâncias federativas. Ela é um poderoso instrumento do cidadão para fiscalizar o uso correto do dinheiro público. Aliás, a melhor forma de combater a corrupção é com transparência e rigor”, disse a presidenta.

Dilma também destacou a necessidade de se “oxigenar” o sistema político, para que o interesse público prevaleça sobre os interesses econômicos. “Precisamos oxigenar o nosso sistema político. Encontrar mecanismos que tornem nossas instituições mais transparentes, mais resistentes aos malfeitos e, acima de tudo, mais permeáveis à influência da sociedade. É a cidadania, e não o poder econômico, que deve ser ouvida em primeiro lugar”, frisou.

Para o deputado Ilário Marques (PT-CE), o discurso da presidenta foi acertado e contundente. “Foi muito positivo. Ela reafirmou, de forma categórica, que a corrupção se combate com transparência e com o fortalecimento das instituições, especialmente daquelas voltadas à fiscalização e ao controle da gestão pública, como o Judiciário, o Ministério Público, as polícias”, ressaltou o parlamentar.

Ilário Marques, que foi prefeito de Quixadá (CE), acrescentou que a corrupção não pode ser movida pelo discurso moralista de alguns setores, especialmente dos segmentos conservadores da sociedade. “O Brasil é dotado de instituições e legislações para combater efetivamente a corrupção. Desde a gestão Lula as estruturas dos órgãos de controle têm sido fortalecidas. O que não podemos é nos guiar pela visão moralista, que diz genericamente que todos os políticos são corruptos, pois isso, além de ser uma visão fascista e antidemocrática, é apenas uma cortina de fumaça para impedir o combate efetivo à corrupção”, ponderou o deputado cearense.

O deputado Francisco Praciano (PT-AM) acredita que este é o “momento perfeito” para o País avançar efetivamente na pauta do combate à corrupção. “O pronunciamento da presidenta foi bastante oportuno e inteligente ao apontar para a necessidade de diálogo com a sociedade e com os demais poderes da República, que precisam estabelecer um pacto no sentido de aperfeiçoar as instituições. A corrupção é fruto da fragilidade do Estado e este é o momento perfeito para superarmos essa fragilidade”, avalia Praciano, que é o presidente da presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção.

Rogério Tomaz Jr.

Foto: Roberto Stuckert Filho / PR

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100