Alexandre Lindenmeyer protocola requerimento para criação de Frente em Defesa da Indústria Naval

Deputado Alexandre Lindenmeyer. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) protocolou, nessa quarta-feira (1º), requerimento para a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Brasileira. A iniciativa terá o papel de propor e apoiar iniciativas públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento e expansão do setor, fortalecendo o conteúdo local, a produção de ciência e tecnologia e demais ações que recoloquem o país nos trilhos das grandes nações que controlam a logística do seu comércio nacional e internacional. Com a frente parlamentar, o deputado quer, ainda, envolver no debate sobre o tema os diversos segmentos empresariais, de trabalhadores, universidades e o setor público.

Ex-prefeito de Rio Grande, cidade no sul do Brasil que experimentou o momento pujante da economia com o polo naval, Lindenmeyer considera urgente ampliar os investimentos públicos e privados neste setor que tem grande potencial de gerar milhares de novos empregos. “Acredito que o fortalecimento da indústria naval brasileira deve estar no centro de uma política de reindustrialização do país, fundamental para o reposicionamento da nação na nova ordem econômica mundial”, afirma.

Retomada de investimentos

O parlamentar lembra que a forte retomada dos investimentos das indústrias naval, Offshore e de navipeças a partir dos anos 2000, trouxe impactos importantes sobre a economia brasileira: forte geração de emprego e renda; desenvolvimento de uma rede de fornecedores nacionais de insumos, peças e componentes; oportunidades para a expansão de processo de inovação e de novas tecnologias em produtos e processos; e desenvolvimento e expansão do segmento de produção de plataformas de exploração e produção de petróleo e de gás Offshore. Os empregos no setor cresceram de 1.900 no início dos anos 2000, para mais de 80 mil até 2014.

Desenvolvimento socioeconômico

Portanto, justifica Lindenmeyer, a indústria naval demonstrou no passado recente a sua importância estratégica para o País, sua capacidade de gerar empregos, ampliar a renda das famílias e alavancar o desenvolvimento socioeconômico. “A criação da frente parlamentar reforça o nosso compromisso de trabalhar pelo fortalecimento da indústria naval, em especial para retomar o vigor do polo naval na região Sul do Rio Grande do Sul”, destaca o deputado, que agora busca as assinaturas de um terço dos colegas para a instalação da frente na Câmara Federal.

 

Assessoria de Comunicação deputado Alexandre Lindenmeyer

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também