A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados realiza na próxima sexta-feira (11), em Maceió (AL), o seminário “Os Elevados Índices de Mortalidade por Arma de Fogo no Brasil”. O evento que acontece na Assembleia Legislativa do Estado foi proposto pelos deputados federais petistas Paulão (AL) e Alessandro Molon (RJ).
De acordo com os parlamentares, o debate é essencial na busca de alternativas para o Estado que apresenta dados preocupantes conforme o Mapa da Violência/2013, elaborado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz. O estudo mostra que entre todos os estados brasileiros, Alagoas apresenta o maior índice de mortalidade por armas de fogo e Maceió também está na frente nessa modalidade de crime entre as capitais.
“Entre os anos de 2001 e 2011, Alagoas registrou um crescimento de 171,1% no total de assassinatos, muito acima da média anual, de 146%. Com esse resultado, o Estado subiu do 12° para o 1° lugar no ranking dos mais violentos, com 72,2 homicídios por 100 mil habitantes”, destacou Paulão.
Além de deputados federais e estaduais, foram convidados como debatedores representantes da Segurança Pública, da Justiça, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Fórum Permanente Contra a Violência de Alagoas e do Movimento Internacional pela Paz e Não Violência de Alagoas (MovPaz).
A abertura do seminário será às 9 h. O credenciamento dos participantes ocorre às 8h30. O encerramento dos trabalhos está previsto para as 13 h.
Assessoria Parlamentar