Agora é lei: Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana

Foto: Ricardo Stuckert

Na manhã desta sexta-feira, 26 de julho, em Brasília, o presidente Lula sancionou o PL 906/2015, que estabelece a Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana. O projeto, de autoria do deputado federal Padre João (PT-MG), tramitou de 2015 a 2024 e foi aprovado pelo Senado Federal com contribuições do relator, Senador Beto Faro (PT-PA), em 02/07/2024.

O evento contou com a presença da ex-presidenta Dilma Rousseff, atual presidente do BRICS – essencial no diálogo sobre a importância estratégica dessa política. Também estiveram presentes a deputada federal e relatora do projeto Luizianne Lins (PT-CE), além dos deputados Airton Faleiro (PT-PA), Lindbergh Farias (PT-RJ) e o Ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha.

“Este 26 de julho fica marcado pela sanção da lei que cria a Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana. Este marco proporcionará apoio integral para produção, valorização e comercialização, garantindo renda, qualidade de vida e uma alimentação mais saudável, uma vez que os indivíduos estarão cultivando seus próprios alimentos. Estamos extremamente satisfeitos e gratos ao presidente Lula”, afirmou Padre João. Ele também destacou a importância do comprometimento dos candidatos a prefeitos e vereadores para revisar as leis de uso do solo, promover discussões que priorizem a agricultura urbana e periurbana.

Agricultura Urbana

A agricultura urbana refere-se à atividade agrícola e pecuária integrada aos sistemas ecológico e econômico urbanos, realizada em áreas urbanas e periurbanas para produção e extração de alimentos e outros bens, tanto para consumo próprio quanto para comercialização.

O projeto visa adaptar-se à realidade do consumo e produção de alimentos, ampliando a oferta de alimentos saudáveis através de sistemas alimentares sustentáveis. Segundo dados da FAO, 70% do consumo global de alimentos ocorre nas cidades atualmente, evidenciando o potencial da agricultura urbana e periurbana para reduzir custos de adaptação climática e controlar inundações urbanas.

A agricultura urbana e periurbana mantém uma forte conexão com famílias que, embora tenham migrado do campo para a cidade, continuam a produzir alimentos em quintais, terraços, terrenos de escolas, postos de saúde e outros espaços disponíveis para cultivo.

Parcerias que fazem acontecer

Além dos esforços legislativos, a Frente Parlamentar Mista de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e de Combate à Fome no Brasil, e do Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores no Congresso Nacional destacam-se iniciativas como a sistematização de conhecimentos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que promove a inserção da agricultura nos processos de planejamento urbano, e parcerias com outros mandatos como o deputado estadual Leleco Pimentel (PT-MG), que faz a defesa da agricultura urbana em Minas Gerais.

Objetivos do projeto

Incluem ampliar a segurança alimentar de populações urbanas vulneráveis, ocupar espaços urbanos e periurbanos ociosos, gerar alternativas de renda, integrar a produção de alimentos com programas públicos de abastecimento em escolas, creches, hospitais e outros, promover a educação ambiental, produção agroecológica e orgânica, e incentivar o uso sustentável de resíduos e águas na agricultura.

Para alcançar esses objetivos, o Governo Federal, em colaboração com estados, DF e municípios, apoiará a identificação de áreas aptas para a agricultura urbana e periurbana, facilitará a aquisição de produtos dessas áreas e oferecerá assistência técnica e financeira às prefeituras para treinamento de agricultores, beneficiamento, embalagem e comercialização de produtos certificados.

Juntos para servir

O deputado federal Padre João e o deputado estadual Leleco Pimentel compõem o projeto “Juntos Para Servir”, mandato coletivo e participativo, que busca garantir com ética, transparência e eficiência a vida, a justiça social, a solidariedade, leis justas e capacitar pessoas para traduzir em ações as transformações necessárias à cidadania. Além de trabalhar as agendas políticas do campo e da cidade, na defesa da Casa Comum e do bem viver.

Assessoria de comunicação do deputado Padre João

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100