O deputado federal Zé Neto (PT-BA) propôs a realização de audiência pública para debater a privatização da Eletrobras, incluída no Plano Nacional de Desestatização do governo federal. “O Brasil não pode ser vítima desse processo modernizado de colonização que captura infraestruturas nacionais para transformá-las em fonte de enriquecimento para empresários e especuladores ancorados em paraísos fiscais”, afirma o parlamentar.
O requerimento para a realização da audiência foi protocolado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e o deputado sugere a participação de especialistas do setor energético no debate.
O deputado argumenta que, por seu caráter estratégico, o setor energético deve ser controlado pelo Estado. Ele cita que em países como China, EUA e Canadá, energia é tema de interesse nacional e o Estado controla o sistema.
Zé Neto alerta ainda que a privatização do sistema elétrico brasileiro implicará também na perda do controle de seus rios mais importantes, colocando em risco a soberania nacional. O valor que o governo federal espera arrecadar com a venda das ações da Eletrobras corresponde a cerca de um terço da receita líquida anual da estatal, que ultrapassa os R$ 60 bilhões.
Assessoria Parlamentar