Marco Maia e Pepe Vargas enfatizam que STF precisa cumprir a Constituição no julgamento do HC de Lula

Em entrevista concedida na terça-feira (3), o deputado federal Marco Maia (PT-RS) afirmou ao Jornal Gazeta do Povo, de Curitiba (PR), que a expectativa sobre o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula é que o Supremo Tribunal Federal (STF) cumpra a Constituição. “Lula não é diferente de nenhum outro cidadão brasileiro, ele está sujeito à Constituição. Não existe a possibilidade de prisão de nenhum ser humano apenas com o julgamento da segunda instância”, afirmou.

Para Marco Maia, a situação do ex-presidente Lula é o caso da vez, mas o Supremo não tratou o tema de forma adequada. Segundo o parlamentar, a própria presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, optou por não pautar os debates e as discussões sobre as prisões em segunda instância.

“O STF não tem a tarefa de legislar, cabe a ele resguardar e proteger a Constituição para que seja respeitada a sua integralidade. Esse caso serve para que o Supremo recupere sua credibilidade que está sendo atacada todos os dias exatamente por julgamentos como esse, que acontecem por viés político e não de acordo com a Carta Magna”, disse.

O parlamentar também denunciou a existência de um amplo setor no Brasil que utiliza a carreira pública para almejar dividendos políticos. “Antes, juízes e promotores se pronunciavam nos autos dos processos, mas hoje eles se pronunciam nas redes sociais”, lamentou.

Pepe Vargas – O deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), por sua vez, ocupou a tribuna da Câmara, na terça-feira (3), para denunciar que alguns deputados, a pretexto de estarem representando a sociedade, estão pressionando o Supremo Tribunal Federal (STF) a votar segundo a interpretação que fazem de um suposto desejo da sociedade. Para Pepe, o que está em jogo é mais do que a prisão de Lula. “Definir que toda a pessoa com condenação em segunda instância seja presa é um absurdo, pois em País nenhum do mundo se faz isso”, argumentou.

Pepe ainda observou que o mesmo povo brasileiro que os deputados dizem representar rejeita o governo Temer e sabe que o golpe foi para atender o interesse de grandes grupos econômicos e de países que não querem que o Brasil tenha soberania. “O pessoal já entendeu que o reajuste da gasolina e do gás é para garantir os interesses dos acionistas privados da Petrobras. As pessoas sabem que o corte na saúde e na educação – que este golpe patrocinou – foi em função de não seguir o que a Constituição dizia para dar um golpe sem base jurídica”.

Segundo o deputado, “o STF tem que tomar decisões a respeito da Constituição, independente do que pensa o setor A ou B ou C da sociedade. E ninguém é condenado sem trânsito em julgado”, finalizou.

Assessoria Parlamentar

Foto: Lula Marques

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100