Presidente da CDHM pede providências a Raul Jungmann para conter ataques contra a caravana de Lula

O deputado Paulão (PT-AL), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), oficiou o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e a procuradora-geral dos Direitos do Cidadão da Procuradoria-Geral da República, Deborah Duprat, para que tomem providências no sentido de garantir a segurança dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, bem como dos militantes que acompanham a caravana que o petista promove na região Sul do Brasil.

Desde a última semana, a caravana tem sido alvo de agressões físicas por parte de grupos de extremistas que batem, espancam, apedrejam e atiram bombas contra militantes que participam dos atos políticos em defesa do ex-presidente Lula, além de queimarem e rasgarem símbolos vinculados ao Partido dos Trabalhadores, como bandeiras, camisetas e estrelas, marca associada ao PT.

A CDHM recebeu diversas denúncias relatando desde mulheres agredidas, um padre apedrejado e o caso de um militante que teve a orelha macerada. Uma ação organizada por três homens, munidos de paus e pedras, quase provocou um grave acidente ao atingirem um dos ônibus da caravana, impedido pela perícia do motorista que conseguiu parar o veículo a tempo.

Providências – Para o deputado Paulão, o cenário apresentado é gravíssimo e constitui violação dos Direitos Humanos dos participantes da caravana. “As agressões colocam em risco a vida e a integridade física dos ex-presidentes e de seus apoiadores. Além disso, visam a impedir os atos políticos da caravana, intimidar apoiadores e cercear os direitos à manifestação, à liberdade de expressão e de reunião e de participação política. Constituem, portanto, violações de direitos humanos que o Brasil se comprometeu a reprimir em decorrência de tratado internacional de que é signatário. Além disso a violência obedece um padrão uniforme nos Estados e cria um cenário de guerra civil que poderá se espalhar pelo País”, afirma.

Nos expedientes encaminhados a Raul Jungmann e Deborah Duprat, Paulão cita o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos como um desses tratados assinados pelo Brasil. O texto reconhece os direitos humanos de expressão e de reunião e assegura o direito de participação em assuntos públicos, e seu descumprimento pode provocar sanções ao Estado brasileiro.

Diante dos fatos, o parlamentar solicita que o Ministério da Segurança Pública e a PFDC adotem medidas que garantam a segurança dos ex-presidentes e dos demais participantes, além de contribuir com os órgãos competentes na apuração e identificação dos envolvidos, informando a CDHM sobre as providências tomadas.

A CDHM seguirá monitorando eventuais violações de Direitos Humanos que sigam sendo praticadas em relação a esta caravana e intensificará a cobrança junto aos órgãos competentes para resolução do problema.

Assessoria CDHM

Foto: Gustavo Bezerra/PTnaCâmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100