Em discurso na tribuna da Câmara na quinta-feira (10), o deputado Angelim (PT-AC) repudiou a ação do governo ilegítimo de Michel Temer que, segundo o deputado, vetou os principais programas sociais dos governos Lula e Dilma, contidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2018. Citou o parlamentar, como gesto nefasto à toda sociedade brasileira, os vetos ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e ao Programa Nacional de Educação (PNE).
Sancionado pela presidenta Dilma em 2014, o PNE, conforme lembrou o deputado, passou por amplo debate em todo o Brasil. “Mais de 20 mil pessoas da sociedade civil, estudantes, especialistas na área educacional debateram e o PNE foi aprovado nesta Casa por unanimidade”, afirmou.
“O desmonte que esse governo está fazendo na educação não é uma coisa pontual, não é uma questão conjuntural. É uma questão estrutural, porque compromete o presente e o futuro do nosso País”, sentenciou Angelim.
Segundo Angelim, a falta de compromisso de Temer com a educação, compromete o desenvolvimento do Brasil. “É incrível, é lastimável que eles tenham feito esse ataque tão expressivo na educação do nosso País”, lamentou.
“Ora, não se busca o desenvolvimento de uma Nação, de um Estado, de um País, se não for através de uma educação de qualidade. E o ataque a todos os níveis da educação — no ensino fundamental, no ensino médio, com a reforma do ensino médio, e o ensino superior — é uma tragédia para o futuro do nosso Brasil”, reiterou.
Benildes Rodrigues