Petistas protestam contra decisão racista da Justiça no caso Rafael Braga

Deputados da Bancada do PT consideram seletiva e racial a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que negou o habeas corpus ao catador de material reciclável Rafael Braga, nesta terça-feira (8). O deputado Paulão (PT-AL), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minoria (CDHM) da Câmara, afirmou que faltou “temperança” na decisão. “Foi injusto e sem equilíbrio. Uma deliberação sem visão social e de cunho racista. Rafael foi mantido preso porque é um jovem pobre e negro”, afirmou Paulão.

O presidente da CDHM lamentou os “dois pesos” da Justiça que mantém preso Rafael Braga que foi preso pelo porte de 0,6 grama de maconha, 9 gramas de cocaína e um rojão, enquanto libera Breno Fernando Solon Borges, filho da desembargadora Tânia Garcia Freitas – do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, preso com 129,9 quilos de maconha e munições. “Esse desequilíbrio da Justiça brasileira que privilegia ricos e pune os pobres choca o mundo”, ressaltou o deputado Paulão.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) usou a tribuna da Câmara, logo após a divulgação da decisão do TJRJ, para lamentar o resultado. Ela falou da campanha pela liberdade de Rafael Braga e destacou que a Comissão de Direitos Humanos já esteve no Rio de Janeiro para acompanhar o caso. “Nós queremos justiça para Rafael, infelizmente não houve repercussão aqui nessa Casa quando esse jovem foi condenado a 11 anos e 6 meses de prisão. Então, venho aqui reforçar a importância do envolvimento de todos nessa campanha que não é só do movimento negro”, afirmou.

Benedita da Silva acrescentou que, diante da seletividade da Justiça, o tema da campanha agora é: “Rafael Braga e Breno Borges, quando 9 gramas de racismo pesam mais que 120 quilos de maconha”.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS), ex-ministra de Direitos Humanos usou a sua rede social para criticar a decisão do TJRJ no caso Rafael Braga. “A Justiça mais uma vez mostra que não é cega. Tem lado: o dos poderosos, dos brancos e dos ricos”, escreveu em sua conta no twitter.

Também no seu twitter, o deputado Wadih Damous (PT-RJ), ex-presidente da OAB/RJ criticou a manutenção da prisão de Rafael Braga. “Rafael é vítima da fascistização do Sistema de Justiça brasileiro e do seu ódio a negros e pobres”, escreveu o deputado.

Súmula 70 – O deputado Paulão aproveitou o caso Rafael Braga para criticar a Súmula 70, que autoriza o uso de depoimentos de policiais como prova oral exclusiva para condenações. “Considerar que o depoimento de um policial é uma verdade absoluta pode levar a uma série de injustiças contra o pacato cidadão porque, infelizmente, sabemos da parcialidade e da visão racista contra negros e pobres por parte de setores da Polícia”, ressaltou, Paulão, lamentando a prisão de centenas de pessoas negras, sem provas concretas.

Segundo pesquisa realizada no início deste ano pela Universidade de São Paulo (USP), 74% das prisões por tráfico de drogas no Brasil são baseadas unicamente no depoimento de policiais.

Paulão antecipou que a Comissão de Direitos Humanos irá provocar o Supremo Tribunal Federal para que ele se posicione sobre a Súmula 70.

O caso Rafael – Rafael Braga foi preso durante as manifestações de junho de 2013, detido com frasco de desinfetantes e acusado de portar artefatos explosivos. Foi condenado a cinco anos de prisão, mas conseguiu o direito de prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica.

Em janeiro de 2016, o jovem foi acusado de associação para o tráfico. Braga negou as acusações e diz que as provas foram forjadas. Uma testemunha disse que viu ele ser abordado sozinho e sem objetos na mão. O depoimento dos PMs é a única prova contra o preso. A defesa de Rafael Braga afirma que irá recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Vânia Rodrigues, com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100