Petistas criticam escolha de deputado do PMDB para relatar denúncia contra Temer

Vários deputados da bancada do PT que integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, criticaram a escolha do deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) para relatar a denúncia contra Michel Temer no colegiado. Na avaliação dos petistas, o fato de pertencer ao mesmo partido do denunciado (Temer) é motivo de preocupação sobre uma possível parcialidade do relatório.

Para o deputado Wadih Damous (PT-RJ), não há receio quanto aos conhecimentos jurídicos do indicado, mas sim sobre a proximidade ao governo.

“O que me preocupa não é a capacidade jurídica, mas sim a filiação partidária (de Zveiter) ao PMDB. Isso poderia ter sido evitado. Havia outros nomes aqui (na CCJ), não pertencentes ao governo, que poderiam ser escolhidos. Politicamente não foi a escolha mais adequada”, disse.

Já a deputada Maria do Rosário (PT-RS) disse que, mesmo com o vínculo partidário, a pressão popular pode influenciar o relator e evitar que ocorra o arquivamento do processo “contra alguém que está dentro do Palácio do Planalto obstruindo as investigações”.

“Alguém do PMDB é mais suscetível às pressões do governo. Mas isso não quer dizer que não possa haver cisões dentro do PMDB. Eu vejo que a pressão popular pode funcionar contra um possível acordo aqui dentro (da CCJ). A população pode, inclusive, pressionar o relator, legitimamente, para que ele atue como um parlamentar mais independente, e menos como integrante do PMDB”, explicou.

Ao também criticar a escolha de um parlamentar do mesmo partido de Temer, Reginaldo Lopes (PT-MG) disse que a conduta do relator vai ser demonstrada durante a elaboração do relatório.

“Esperamos que ele atue com isenção, e permita que a CCJ possa fazer as oitivas (para ouvir os envolvidos no escândalo). Se ele não trabalhar com essa hipótese, começará muito mal”, disse Lopes.

Já o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), manifestou pessimismo com a escolha do relator.

“Ele está na base do governo e é uma escolha do Rodrigo Maia (presidente da Câmara), um dos pilares de sustentação desse governo. Portanto, acredito que ele fará o relatório contra a licença para processar Michel Temer”, observou.

Tramitação– Desde a apresentação da denúncia contra Temer na Câmara e a notificação do presidente, na última quinta-feira (29), começou a contar o prazo das dez sessões legislativas para a apresentação da defesa. Após esse período, a CCJ terá até cinco sessões do plenário para concluir a análise do processo.

 

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100