O deputado Vicente Cândido (PT-SP) afirmou em plenário na tarde deste sábado (16) que o golpe contra a democracia e contra a presidenta Dilma será derrotado amanhã. Ele fez questão de enfatizar que os promotores do golpe não pensaram que, ao tentar impedir o mandato de uma presidenta, uma militante do PT eleita e que não cometeu nenhum crime de responsabilidade ia mexer com uma legião de pessoas, de sonhadores e de trabalhadores que lutaram e construíram o Brasil.
Vicente Cândido lembrou aos golpistas que a grande maioria que defende o mandado legítimo da presidenta Dilma combateu o regime militar, colocou milhares de pessoas na política brasileira, nos movimentos sociais, nos Parlamentos, nas prefeituras, no governo do estado e no governo federal. “Não pensaram os promotores do impeachment e desafiaram mais uma vez o povo, e não entenderam que os trabalhadores que foram capazes de eleger, por duas vezes, um operário, e também, por duas vezes, uma mulher, presidente da República, são capazes também de amanhã derrotar mais um golpe que vem nas costas do povo trabalhador brasileiro”, afirmou.
Na avaliação do deputado Vicente Cândido, a maioria dos parlamentares preferia estar, neste fim de semana, discutindo uma agenda positiva, discutindo soluções para a crise econômica e para a crise política do Brasil. “Mas não dessa forma, não sob esse comando. Nós poderíamos estar para ouvir a sociedade organizada sobre o que devemos fazer aqui no Parlamento”, lamentou.
Mas, segundo o deputado, quis o destino que “estivéssemos aqui hoje analisando um processo deferido pelo presidente da Casa, num ato impensado, num momento de desespero, que foi o dia 9 de dezembro do ano passado, quando deferiu o processo de impedimento da presidente Dilma”. Ele fez questão de lembrar que o pedido é assinado e produzido por dois funcionários do PSDB e por um ex-petista ressentido, “o senhor Hélio Bicudo, que, quando não teve os cargos que desejava no PT, se virou contra partido”.
Vicente Cândido conclui informando que a cada minuto o movimento contrário ao golpe ganha uma adesão no Congresso Nacional, porque ninguém aguenta mais discutir essa farsa, que é esse golpe. “Vamos mandar esse promotores do golpe mais cedo para a casa amanhã”, afirmou.
Vânia Rodrigues
Foto: Gustavo Bezerra