AGU recorre contra suspensão de Lula, critica grampo e questiona imparcialidade de juiz

JoseEduardoC

O advogado-geral da União, ministro José Eduardo Cardozo, informou nesta quinta-feira (17) que já recorreu, junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), da decisão proferida pela manhã que suspendeu a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil. “A AGU apresentou um pedido para suspender os efeitos da decisão judicial”, explicou Cardozo, em coletiva à imprensa.

O ministro-chefe da AGU disse que o governo, no recurso ao TRF, questionou ainda a falta de imparcialidade do juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, que concedeu a liminar. Nas redes sociais, o magistrado já fez postagens contra Dilma; contra o PT; com adesivos do então candidato à Presidência da República em 2014,  Aécio Neves (PSDB-MG) e de convocações para as manifestações de rua contra o governo.

“é (Itagiba Catta Preta Neto)  uma pessoa que exerce a magistratura dentro daquilo que seus estatutos preconizam. Mas é uma pessoa que tem se engajado publicamente numa militância política em relação ao governo da presidente Dilma Rousseff”, justificou.

Razão da nomeação – O advogado-geral da União reafirmou que não houve “desvio de finalidade” ou “desvio de poder” na escolha do ex-presidente Lula para o cargo no governo. “Lula não foi nomeado para ter foro privilegiado, mas para ser ministro e colaborar com o País”, afirmou o ministro e acrescentou: “Não é a razão da nomeação uma tentativa que [Lula] se furtasse a uma investigação. A finalidade é indiscutível […]. É a compreensão da presidente de que o presidente Lula, com sua experiência administrativa, sua capacidade de liderança, pudesse integrar o governo federal”.

Cardozo disse ainda acreditar na legalidade da posse de Lula na Casa Civil. E reforçou que a Advocacia-Geral da República vai lutar por isso. “O cargo está investido, não está vago”, disse.

Lula ministro – Cardozo explicou que, enquanto a liminar não for derrubada, Lula é formalmente ministro da Casa Civil, mas seus atos no cargo são inválidos. A transmissão do cargo, pela qual Lula assume efetivamente as tarefas de ministro, está prevista para a próxima terça (22).

Interceptação– Sobre a interceptação telefônica da conversa entre a presidenta Dilma e o ex-presidente Lula, o ministro-chefe da AGU disse que o conteúdo do “grampo” não poderia ter sido divulgado a não ser por decisão do Supremo Tribunal Federal. “Houve uma ofensa aos direitos de um chefe de Estado e chefe de governo. É uma questão de Estado”, reforçou.

Cardozo criticou o “açodamento” da divulgação das gravações. Para o ministro, isso se qualificou como um desrespeito à ordem legal e constitucional. “O juiz Sérgio Moro não tinha competência para fazer o que fez, considerando o foro privilegiado da presidente da República. Quem poderia decidir pela divulgação do grampo era o STF”, concluiu Cardozo.

PT na Câmara, com agências

Foto: Divulgação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100