Especialista defende mobilização nacional para enfrentar homicídios contra jovens

Reginaldoopes Salu

O vice-presidente do Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, afirmou que para reduzir significativamente o número de homicídios de jovens anualmente registrados no Brasil, a sociedade brasileira precisaria se engajar em uma mobilização nacional a exemplo do que ocorre atualmente no combate ao Aedes aegypti. Segundo o especialista, quase 60 mil pessoas são assassinadas por ano no País, e grande parte desses são jovens negros e pobres.

A afirmação aconteceu durante audiência pública da Comissão Especial que analisa o projeto de lei (PL 2438/15), que institui o Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens. O colegiado é presidido pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).

“O Brasil precisa se engajar em uma mobilização nacional a exemplo do que ocorre atualmente no combate ao Aedes aegypti e o Zika vírus. Infelizmente a sociedade hoje minimiza o atual quadro de homicídios porque as vítimas tem baixo protagonismo social, são jovens, negros e não sensibilizam as camadas formadoras de opinião”, ressaltou Renato Sérgio de Lima.

O representante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública lembrou ainda que ações coordenadas na área da segurança pública podem reduzir o índice de homicídios, mesmo em tempos de restrição orçamentária. Como exemplo ele citou o Pacto Nacional pela Redução dos Homicídios, anunciado pela presidenta Dilma no ano passado. Segundo ele, a cooperação entre governo federal e os Estados já começou a apresentar resultados.

“Entre outros estados, houve redução de homicídios no Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo. Isso mostra que quando se tem um norte, é possível avançar. Temos problemas de orçamento, sim, mas podemos avançar muito na questão da cooperação federativa e no planejamento das ações”, disse Lima.

Monitoramento- De acordo com o presidente da comissão, deputado Reginaldo Lopes, o objetivo do colegiado é contribuir com essa cooperação ao debater a formatação do Plano de Enfrentamento aos Homicídios de Jovens.

“Esse tema do enfrentamento aos homicídios ainda está restrito aos agentes de segurança pública, mas é preciso torná-lo um tema de toda a sociedade. Por isso defendo uma ampla discussão sobre a forma como será elaborado o Plano Nacional de Enfrentamento aos Homicídios no País e estamos propondo que a execução seja acompanhada pelo Congresso Nacional pelas próximas três legislaturas”, finalizou Lopes.

Héber Carvalho

Foto: Salu Parente

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/