CPI da Funai e do Incra é palanque para pressionar pela aprovação da PEC 215, denunciam petistas

nilto adelmoNa esteira da aprovação da PEC 215 em comissão especial da Câmara, no final de outubro, a bancada ruralista deu início a uma nova ofensiva contra os direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais, com a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a atuação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Na avaliação dos petistas que integram a CPI, o objetivo principal dos ruralistas é usar a comissão para pressionar a Câmara para votar em plenário a PEC 215. Para a deputada Erika Kokay (PT-DF), além de aprovar a PEC 215, os representantes do agronegócio querem “perpetuar o genocídio” contra indígenas e quilombolas. “Essa CPI é a crônica de uma morte de direitos anunciada porque existe para dar combustão à aprovação da PEC 215”, disse a parlamentar.

“O que está por trás dessa CPI é a intenção de limitar ou acabar com os instrumentos para a implementação dos direitos indígenas e dos quilombolas, como o laudo antropológico, que os ruralistas querem acabar”, afirmou o deputado Nilto Tatto (PT-SP), que também criticou o “desrespeito” que representa a ocupação de todos os cargos da CPI – presidente, três vice-presidentes, relator e até as duas sub-relatorias – por nomes da bancada ruralista.

Na opinião do deputado Adelmo Leão (PT-MG), apesar da ampla maioria dos ruralistas na CPI, este poderá ser um espaço onde o debate verdadeiro possa alcançar e sensibilizar o conjunto da sociedade brasileira. “Pelo perfil dos que compõem esta CPI, certamente existem interesses de impedir qualquer avanço de direitos dos indígenas, dos quilombolas e do processo da reforma agrária, mas acredito que, a partir do debate na CPI com especialistas, poderemos mostrar ao Brasil o que é a realidade destes segmentos. Eles podem ganhar no número, mas nós ganharemos no conteúdo e no debate sobre a legitimidade das lutas por justiça e igualdade no campo”, argumentou o parlamentar mineiro.

Nesta terça-feira (17) a CPI aprovou o plano de trabalho e 15 requerimentos, na maioria convidando ou convocando pessoas para prestar depoimentos ao colegiado. Ainda esta semana, a bancada do PT apresentará requerimentos convidando pessoas que possam trazer um contraponto às testemunhas que os ruralistas convocaram.

Nilto Tatto, Adelmo Leão e Beto Faro (PT-PA) são os integrantes titulares do PT na CPI. Erika Kokay, Margarida Salomão (PT-MG) e Valmir Assunção (PT-BA) são os suplentes petistas na comissão.

Para impedir o funcionamento da CPI, o PT entrou com mandado de segurança junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), na semana passada, em razão de o colegiado ter sido criado sem objeto determinado e sem marco temporal de investigação, o que contraria o artigo 58 da Constituição Federal. O relator do mandado é o ministro Edson Fachin, que pediu explicações à Câmara e estabeleceu o prazo de 10 dias para receber as informações requeridas.

PT na Câmara
Foto: Salu parente/PT na Câmara

 

Ouça o Deputado Adelmo Leão na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100