Microempresas terão condições especiais em licitações federais; petistas homenageiam setor

helder vicentecandido

A presidenta Dilma Rousseff assinou nesta terça-feira (6) decreto que beneficia pequenos empreendedores nas contratações do governo federal. O texto regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para micro e pequenas empresas nas contratações públicas, compra de bens, serviços e obras no âmbito federal, com medidas como exclusividade em licitações de até R$ 80 mil e preferência nos pregões.

“Queremos que o poder de compra do Estado seja usado, sob regras bem definidas, para fortalecer esse segmento. Estamos falando de mais de 10 milhões de microempreendedores individuais”, disse a presidenta em discurso após a assinatura do decreto, no Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal (DF).

Segundo Dilma, o decreto prevê que as licitações federais até R$ 80 mil sejam exclusivas para micro e pequenas empresas; dá preferência a pequenos negócios como critério de desempate em processos licitatórios e trata da possibilidade de subcontratação de micro e pequenas empresas pelos vencedores das licitações.

Dilma defendeu a capilaridade e diversidade dos pequenos negócios e disse que o fortalecimento do setor pode ajudar o Brasil a enfrentar as dificuldades na economia. “Estamos atravessando um momento em que, quanto mais rápido fizermos a travessia, melhor para o Brasil. Uma das pontes para essa travessia ser rápida é simplificar, criar um ambiente de negócios, buscar trabalhar unidos, não pelo interesse desse ou daquele ou outro setor, mas pelo interesse do Brasil.”

Homenagem – Em sessão de homenagem ao Dia da Micro e Pequena Empresa, nesta terça-feira (6), na Câmara, o deputado Helder Salomão (PT-ES) lembrou seminário por ele promovido sobre os avanços e desafios da micro e pequena empresa no Brasil, na cidade Cariacica, onde foi prefeito por 11 anos. “Foi lá que teve início a regulamentação da Lei Geral. Cariacica foi a primeira cidade no Brasil a regulamentar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa”, contou.

Helder Salomão citou os dias difíceis na economia mundial e na economia brasileira. “Os números são inequívocos! Dentro das crises, das dificuldades — ou fora delas —, são os pequenos negócios os principais responsáveis para gerar oportunidades, renda, emprego e inclusão social. Os números deste ano são ainda mais emblemáticos, porque em tempos difíceis as micro e pequenas empresas geraram, neste primeiro semestre, mais de 117 mil empregos, enquanto as grandes e médias empresas diminuíram postos de trabalho. A saída para o Brasil, para a humanidade não é acreditar e sonhar com as soluções que vêm das grandes corporações e das grandes empresas. Elas têm um papel estratégico e importante em toda e qualquer economia. Mas são os pequenos negócios aqueles que podem mudar a história e a vida das pessoas”, disse.

Também discursou na sessão o deputado Vicente Cândido (PT-SP). “Em época de crise a pequena empresa é mais lembrada porque é sempre ela que segura a onda do emprego, por exemplo. Em todos momentos — 1998, 2002, 2008 —, foi assim, e está sendo assim agora. É só analisarmos o primeiro semestre, quando a economia estava andando para trás, mas a pequena empresa está aí resistindo e garantindo a empregabilidade no Brasil”, afirmou .

PT na Câmara com agências

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100