Guimarães apresenta projeto que disponibiliza aplicativo de celular à proteção de mulheres

Deputado José Guimarães, líder do Governo. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O líder do Governo Lula na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), apresentou o projeto de lei (PL 4276/24) que propõe a disponibilização pelo Estado brasileiro de aplicativo para celular com objetivo de atender mulheres vítimas de violência. A proposta visa complementar outro projeto de lei , o PL 583/20, aprovado na segunda-feira (4/11) no plenário da Câmara, que proíbe o registro e a divulgação de imagens sem o consentimento da mulher, e ainda cria mecanismo para acionar de forma imediata o canal de denúncia de violência contra a mulher, o Ligue 180.

De acordo com o projeto de lei apresentado por Guimarães, o aplicativo deverá conter informações sobre os direitos das mulheres, com orientações sobre medidas protetivas e mecanismos legais para enfrentar a violência. O dispositivo também deverá conter informações sobre a rede de apoio, com contatos de instituições de acolhimento, assistência social e psicológica, além de um mapa com rota traçada indicando delegacias especializadas de atendimento à mulher ou órgãos competentes.

Botão de pânico

O aplicativo também inova em avanços tecnológicos destinados à proteção das mulheres vítimas de violência. Entre outros pontos, o dispositivo disponibilizará um canal simplificado para registro de ocorrências e acionamento das forças de segurança pública, com possibilidade de envio de provas, como fotos, vídeos e gravações em áudio. No caso das mulheres com medida protetiva, o aplicativo deverá incluir o “botão de pânico” para acionamento imediato das forças policiais, com geolocalização do dispositivo móvel e comunicação direta com a central de segurança mais próxima.

Na justificativa do projeto, José Guimarães destaca que a proposta reúne as melhores práticas que já têm sido adotadas com êxito em alguns estados da Federação, como Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte e Paraíba.

“Estes estados já possuem mecanismos semelhantes em funcionamento, com resultados expressivos na prevenção e combate à violência contra mulheres. A proposta busca reunir as melhores práticas desses estados em um modelo de alcance nacional, ampliando a eficiência e a proteção para mulheres em situação de risco”, afirmou.

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex