Dia dos Professores: petistas prestam homenagem aos educadores no plenário da Câmara

15 de Outubro: Dia do Professor. Foto: Sumaia Vilela/Agência Brasil-Arquivo

Deputado Helder Salomão. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

Parlamentares do PT parabenizaram na sessão da Câmara, nesta terça-feira (15/10), todas as professoras e professores do País pela passagem de seu dia. Durante os pronunciamentos, os petistas destacaram que são esses profissionais que trabalham arduamente para aumentar o conhecimento e formar uma geração de pessoas conscientes de seu papel na sociedade. Ao lembrar Paulo Freire, parlamentares ressaltaram ainda que, somente através da educação, pessoas poderão ser inspiradas a realizarem uma verdadeira transformação social no País.

Ao lembrar sua trajetória como professor durante 18 anos, o deputado Helder Salomão (PT-ES) ressaltou a honra de ter dedicado parte de sua vida ao ensino. “Continuo professor, agora licenciado, afastado para o exercício do mandato parlamentar. Mas muito me honra continuar sendo professor e ter exercido esta profissão durante 18 anos”, destacou.

Ao homenagear todas as professoras e professores do País, o petista lembrou ainda do grande educador, Paulo Freire, que apontava a educação como único meio de transformação da sociedade.

“Paulo Freire já nos ensinava, há muitas décadas, que a educação, sozinha, não transforma a sociedade. Mas, sem a educação, não há transformação social. A educação não muda o mundo, mas ela muda as pessoas. E as pessoas mudam o mundo. Por isso, a educação libertadora, a educação para a cidadania, a educação que leva em conta a realidade dos educandos é tão questionada pela extrema direita, que nega a educação, que nega a ciência, que não quer que a educação seja para libertar as pessoas, explicou.

Deputado Padre Luiz Couto. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

Na mesma linha, ao também parabenizar as professoras e professores brasileiros, o deputado Luiz Couto (PT-PB) relembrou o tempo em que lecionou filosofia na Universidade Federal da Paraíba. O parlamentar ressaltou ainda que o ato de educar é uma das mais nobres missões.

“É uma das profissões mais nobres e transformadoras que existem. São eles e elas que moldam o futuro, dedicando as suas vidas à educação e à formação de cidadãos conscientes e críticos”, afirmou.

Ato de amor

Deputada Ana Paula Lima. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

Ao mencionar a visão de Paulo Freire, Luiz Couto destacou que “sua obra nos ensina que a educação deve ser um ato de amor e de respeito à dignidade humana, um caminho para a emancipação e o fortalecimento da consciência crítica”.

Já a deputada Ana Paula Lima (PT-SC) homenageou professoras e professores do Brasil ao afirmar que todos eles “exercem com maestria essa paixão”. “Todos passamos pelas mãos de uma professora, de um professor. Por isso, o dia 15 de outubro tem que ser um dia a ser celebrado, mas também um dia de grandes reflexões, principalmente, para nós parlamentares, que temos aqui o dever de instituir as leis para o nosso País”, salientou.

Patrono da Educação Pública Brasileira

Deputada Benedita da Silva. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) também saudou as professoras e professores pelo seu dia. Ela lembrou ainda que, na manhã desta terça-feira (15), o presidente Lula sancionou o projeto de lei que coloca o educador Anísio Teixeira, como o patrono da Educação Pública Brasileira.

Nascido em 1900, em Caetité, na Bahia, Anísio Teixeira formou-se em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro, Estado do qual foi Secretário de Educação. Defensor da criação de uma rede de ensino que atendesse a todos e todas, desde os primeiros anos escolares até a formação universitária, integrou o grupo de educadores responsáveis pelo Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, que propunha a reforma do sistema de ensino brasileiro.

Anísio Teixeira participou também da criação de universidades federais, entre elas a Universidade de Brasília (UnB). Foi também chefe da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES) e do então Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

“Como disse o próprio Presidente Lula, durante a sanção do projeto, essa homenagem é importante porque a educação é a única e a mais forte possibilidade que temos para fazer com que este País dê um salto de qualidade, e sua sociedade possa viver bem, com bons empregos e salários, e com muito conhecimento. Viva, Anísio Teixeira! Viva, o Dia dos Professores e das Professoras!”, disse a parlamentar.

 

Héber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex