Combate à corrupção: Governos Lula e Dilma aumentam fiscalização, autonomia e transparência

combatecorrupcao
Foto: Gustavo Bezerra
 
Embora não apareçam na cobertura da grande mídia, as ações de combate à corrupção e promoção da transparência do Estado por parte dos governos Lula e Dilma romperam a lógica fisiologista que reinou no Brasil até 2002. Naquela época, o Procurador Geral da República tinha o apelido de “Engavetador Geral da República”; a Polícia Federal não tinha autonomia, pessoal e estrutura; os órgãos de controle e fiscalização interna do Executivo eram meramente figuras alegóricas e raramente algum servidor público era punido por algum ato de corrupção.
 
Desde 2003, a escolha do Procurador Geral tem respeitado a eleição feita no colégio de procuradores. Mesmo com o envio formal de uma lista tríplice, o mais votado pela categoria sempre foi nomeado por Lula e Dilma. Isso aconteceu, inclusive, com a recondução de Antonio Fernando de Souza ao cargo, em 2007, após este ter formulado a denúncia que gerou a Ação Penal 470.
 
O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (PT-SP), considera que as gestões petistas foram as que mais contribuíram para o combate à corrupção e para o avanço dos princípios republicanos no Estado e cita a independência da Procuradoria Geral da República (PGR) como exemplo. “O presidente Lula inaugurou e a presidenta Dilma prosseguiu com a prática de absoluto respeito à escolha que os procuradores fazem entre os seus pares candidatos à Procuradoria Geral da República. Isso é uma mostra da mentalidade completamente republicana do PT”, diz Vicentinho.
 
Também em 2003 foi criada a Controladoria Geral da União (CGU). Entre janeiro daquele ano e dezembro de 2010, 2.969 servidores públicos foram demitidos ou tiveram aposentadorias cassadas, o que resulta numa média superior a uma punição por dia. Além disso, no mesmo ano foi criado o Portal da Transparência (www.portaltransparencia.gov.br), que permite a qualquer usuário da Internet acompanhar todas as receitas e despesas públicas – desde repasses a estados e municípios até os convênios firmados com entidades da sociedade civil, prefeituras e governos estaduais, entre outras – em poucos cliques e de forma simples e objetiva.
 
A autonomia e a estruturação da Polícia Federal foi outra ação forte dos governos Lula e Dilma. Entre 1995 e 2002, a PF realizou tão somente 48 operações, uma a cada seis meses. Já entre janeiro de 2003 e agosto de 2014, foram realizadas 2.306 operações que levaram à prisão de 23.794 pessoas. Somente entre 2011 e 2013 a PF promoveu 869 operações, média de 290 por ano.
 
Para o deputado Afonso Florence (PT-BA), a sociedade brasileira, “especialmente a partir das experiências de gestão do PT”, tem logrado êxito no propósito de dar mais transparência à administração pública e de combater a corrupção. “Um parâmetro expressivo disso, com números retumbantes, é a reestruturação da Polícia Federal, que, nos anos FHC, tinha uma média de uma operação a cada seis meses, enquanto nos 11 anos e oito meses dos governos Lula e Dilma essa média é de uma operação a cada dois dias!”, enfatiza Florence, que também lembrou que a maior marca da PF nos anos FHC foi a operação Lunus, realizada em São Luís (MA), em 2001, com o propósito de neutralizar a candidatura de Roseana Sarney (então no PFL) à presidência da República, visando favorecer José Serra, candidato do PSDB.
 
O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) lembra que a entrada em vigor da Lei 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Corruptora, pune as empresas envolvidas em atos de corrupção e também se insere numa política sistemática dos governos Lula e Dilma de combate às irregularidades no serviço público. “A Lei Anticorrupção vai gerar um novo comportamento empresarial no Brasil, com uma nova ética, possibilitando avanços muito importantes para o nosso desenvolvimento”, avalia Zarattini, que foi relator do projeto que resultou na Lei Anticorrupção.
 
Outra contribuição dos governos do PT na área de transparência do Estado é a Lei de Acesso à Informação Pública, cujo projeto foi enviado ao Congresso Nacional pelo então presidente Lula, em maio de 2009, e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em novembro de 2011, na forma da Lei 12.457/2011. “A Lei de Acesso à Informação é uma das mais avançadas legislações no mundo de garantia de transparência para o combate à corrupção. Ela obriga o ente publico a disponibilizar todas as informações de interesse da população e isso foi uma grande conquista do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma”, argumenta o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).
 
A atuação do Conselho de Controle da Atividade Financeira (Coaf), órgão que combate a lavagem de dinheiro, foi fortalecida com alterações na Lei 9.613/98, feitas a partir de projeto de lei apoiado pelas bancadas do PT na Câmara e no Senado.
 
Confira abaixo a lista das principais ações dos governos do PT de combate à corrupção:
 
– criação da Controladoria-Geral da União (CGU);
 
– fortalecimento, modernização  e independência da Polícia Federal;
 
– autonomia do Ministério Público, com o Procurador-Geral da República sendo escolhido pela própria categoria, em votação direta, e não mais por decisão pessoal do presidente da República;
 
– criação do Portal da Transparência;
 
– Lei de Acesso à Informação Pública;
 
– Lei Anticorrupção;
 
– incremento da atuação da Advocacia-Geral da União (AGU) no ajuizamento de ações de improbidade e de ressarcimento de valores desviados;
 
– criação da Super-Receita, que abriu caminho para maior combate às fraudes e à sonegação;
 
– fortalecimento da atuação do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (COAF) no monitoramento de movimentações bancárias atípicas que possam configurar lavagem de dinheiro ou corrupção e enriquecimento ilícito de agentes públicos;
 
– reestruturação do Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (CADE), o que aperfeiçoou sua atuação no combate a cartéis.
 
Rogério Tomaz Jr. com portal Brasil da Mudança
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100