Juristas e parlamentares divergem sobre transmissões ao vivo de julgamentos, mas elogiam debate

ZezeuRibeiro04062014

Foto: Gustavo Bezerra/PTNACÂMARA

Em audiência pública que debateu, nesta quarta-feira (4), o projeto de lei (PL 7004/2013) que propõe o fim das transmissões ao vivo das sessões dos tribunais superiores, juristas e parlamentares divergiram quanto à matéria, mas foram unânimes na avaliação de que esse debate é muito relevante.

O projeto é de autoria do deputado Vicente Cândido (PT-SP), que não participou da audiência em virtude do falecimento do seu pai. A atividade foi coordenada pelo relator do PL, deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), que considera “importantíssimo” o debate sobre o tema. “Com essa discussão podemos refletir sobre as atribuições do Supremo Tribunal Federal e dos demais tribunais superiores, mas também sobre o papel da mídia e da influência da opinião pública sobre os ministros que são julgadores. Devemos pensar sobre como estabelecer critérios que garantam a transparência, mas assegurem também a privacidade das pessoas e a independência dos julgadores”, afirmou Zezéu.

O Advogado Geral da União, Luís Inácio Adams, não se posicionou sobre a proposta em si, mas afirmou que o Judiciário brasileiro possui uma “realidade singular no mundo” de oferecer a mais ampla publicidade tanto dos debates quanto das deliberações. Entretanto, segundo Adams, a exposição do processo de formação das deliberações pode não ser algo bom para os princípios da segurança jurídica e da produção de justiça.

Já o jurista Dalmo Dallari se disse favorável à proposta, inclusive porque considera que a exposição dos ministros durante os julgamentos pode ferir a independência destes enquanto julgadores. “O que significa dar publicidade aos atos do Judiciário? Evidentemente, as decisões e os acórdãos devem ser publicados, assim como a fundamentação dos acórdãos”, explicou Dallari.

“Na formação das suas convicções e na tomada das suas decisões, a pessoa pode sofrer múltiplas influências. E entre estas tem relevância óbvia e inevitável o fato de que o julgador sabe que está sendo visto e avaliado por milhões de pessoas, na maioria, pessoas sem formação jurídica e muitas vezes influenciadas por uma persistente e tendenciosa campanha de imprensa que transmite a ideia de que só será justa a decisão em determinado sentido”, acrescentou Dallari.

Entre os parlamentares presentes, a deputada Iara Bernardi (PT-SP) se manifestou a favor das transmissões ao vivo dos julgamentos. “Sempre vi como uma questão estranha o fato de que tudo que eu fazia como vereadora e deputada pudesse ser acompanhada por todos, mas não no caso dos juízes. Então eu não concordaria com essa proposta”, argumentou Iara, que em sua fala criticou o julgamento “extremamente parcial” do julgamento da Ação Penal 470 no STF.

Outro convidado da audiência, o professor Jónatas Mendes Machado, da Universidade de Coimbra, elogiou as transmissões ao vivo das sessões dos tribunais superiores brasileiros. “As transmissões das deliberações do Judiciário só contribuem para aumentar o pedigree democrático e o prestígio democrático do Brasil”, disse o acadêmico português.

Para Zezéu Ribeiro, o debate suscita reflexões sobre reformas que vários setores da sociedade pedem que sejam feitas no STF. “Temos que pensar sobre essas reformas. O STF tem que ser eminentemente uma corte constitucional e não um tribunal de julgamento, como muitas vezes ele se torna e isso acaba distorcendo a sua função essencial”, acredita Zezéu, que deixará o mantado na próxima semana para assumir uma vaga como conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia. Em razão disso, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) deverá designar um novo relator para o projeto.

Rogério Tomaz Jr.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100