Câmara aprova projeto de Erika Kokay que aumenta pena para divulgação de intimidade sexual sem consentimento

Aprovado PL da deputada Erika Kokay que aumenta a pena para quem registra e divulga, sem consentimento, a intimidade de uma pessoa Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (7), por unanimidade, o projeto de lei (PL 9930/2018) de autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF) que aumenta a pena para quem registra e divulga, sem consentimento, a intimidade de uma pessoa. Segundo o projeto, quem produzir, fotografar, filmar ou divulgar conteúdo com cenas íntimas, de nudez ou ato sexual sem autorização dos participantes, poderá ser condenado a pena de reclusão de 1 a 4 anos, e multa. Atualmente, o Código Penal (Art. 216-B) estipula a pena de 6 meses a 1 ano, e multa. O texto aprovado segue para análise do Senado.

A proposta também aplica a mesma pena a quem usar inteligência artificial para alterar imagem (de foto ou vídeo) com objetivo de incluir uma pessoa em cena de nudez, ato sexual ou de caráter íntimo. O projeto aprovado eleva ainda as penas para divulgação de cenas de estupro de vulnerável (reclusão de 2 a 6 anos, e multa) e para simulação da participação de crianças em cenas de sexo (também reclusão de 2 a 6 anos, e multa).

O texto aprovado pela Câmara é um substitutivo da relatora, deputada Luisa Canziani (PSD-PR), ao PL 9930/2018 e a outros projetos semelhantes apensados. O substitutivo foi lido no plenário pela deputada Jack Rocha (PT-ES). Ela exaltou o acordo feito entre as lideranças femininas que viabilizou a aprovação da proposta.

“Este é um projeto de consenso, de interesse de todas as mulheres brasileiras. Agradeço a autora do projeto, deputada Erika Kokay, também a relatora e as demais deputadas que compõem a bancada feminina e a Procuradoria da Mulher”, agradeceu.

A deputada Erika Kokay enfatizou que o projeto de lei aprovado pela Câmara amplia o alcance da lei ao proteger todas as pessoas vítimas do crime de exposição indevida de sua intimidade.

“Este projeto vem na perspectiva de dar mais nitidez a esse tipo de conduta criminosa, além de tipifica-lo, obviamente. A relatora, tirou a condição específica da mulher (que contava no texto original) estendendo a todas as pessoas e ainda incluiu os crimes praticados com uso de Inteligência Artificial. Apesar desse tipo de violência atingir majoritariamente as mulheres, é importante que possamos abarcar as pessoas do gênero masculino, que também podem ser vítimas desse tipo de crime”, ressaltou Erika Kokay.

Requerimentos de urgência

Com o voto favorável da Bancada do PT, o plenário da Câmara aprovou ainda dois requerimentos de urgência para votação dos seguintes projetos:

  1. PL 5.610/2023 – Prorroga o Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto).
  2. PL 4581/2020 – Dispõe sobre a hemodiálise em trânsito para pacientes portadores de doenças renais crônicas e dá outras providências.

 

Héber Carvalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100