Merlong Solano: Com apoio da União Europeia, Piauí vai produzir hidrogênio verde

Deputado Merlong Solano. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado Merlong Solano (PT-PI) comemorou em plenário, nesta quarta-feira (22/11) a decisão da União Europeia de investir 2 bilhões de euros no estado do Piauí, o que vai possibilitar a criação de uma unidade produtora de hidrogênio verde com capacidade de 10 gigawatts de energia. “Essa é uma conquista de extrema importância para o meu estado e também para o Brasil”, afirmou o parlamentar. O compromisso foi anunciado na última segunda-feira (20) pela presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, durante a Semana Europeia do Hidrogênio, que acontece em Bruxelas, com a presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).

Merlong afirmou que, com esse investimento, o Piauí se posiciona para ajudar o Brasil e o mundo a enfrentar o mais grave desafio da nossa era: a crise climática. “Não se trata mais de combater a chegada da crise climática. Ela já está aí. Trata-se de nos adaptarmos a ela e de procurarmos medidas que impeçam o seu agravamento. É disso que se trata”, explicou.

Dentre essas medidas, o deputado citou a necessidade de uma radical mudança na matriz energética, não só do Brasil, mas do mundo. Segundo Merlong, continuar com a matriz energética baseada no carvão e no petróleo significa “não só flertar, mas se casar com o desastre, significa, quem sabe, a própria impossibilidade de continuidade da existência da raça humana da forma como existimos hoje”.

Alternativa

Diante deste quadro, que é gravíssimo, ele reiterou que o hidrogênio verde aparece como a grande alternativa. É um elemento altamente abundante na natureza, pode ser extraído da água, e, se for extraído com a energia do sol e do vento, nós teremos, então, uma energia absolutamente limpa, que não gera, no seu processo de produção, qualquer efeito danoso ao meio ambiente ou qualquer gás dos chamados gases de efeito estufa.

E o Brasil, enfatizou Merlong, tem tudo isso em abundância: terra, sol, água e vento para essa produção. “E agora o Piauí está posicionado na linha de frente, com uma Zona de Processamento de Exportação, com um porto que está em fase de finalização e com essa capacidade de celebrar acordos internacionais, coisas que darão ao nosso estado um papel de linha de frente nessa resposta que o Brasil e o mundo precisam dar à crise energética”.

Novas fontes energéticas

Para o deputado, é preciso buscar novas fontes energéticas que possibilitem uma descarbonização da economia. E o hidrogênio verde tem essa capacidade de descarbonizar através do combustível todo o setor de transporte, movendo navios, caminhões, aviões com energia limpa.

Merlong disse ainda que há também a questão da descarbonização de outras áreas, como, por exemplo, na produção do metanol, que é a base para várias atividades industriais. Na agropecuária, há a amônia verde, que é a base dos fertilizantes nitrogenados.

“É uma conquista de grande envergadura esse compromisso da União Europeia para o investimento de 2 bilhões de euros no Piauí. Então, parabéns ao nosso governador Rafael Fonteles! Parabéns ao Piauí! Parabéns ao Brasil, que tem todas as condições de ser o grande player internacional na produção da energia limpa do hidrogênio verde”, concluiu.

 

Vânia Rodrigues

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100