O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR), recebeu o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, e o diretor-executivo de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto, com o objetivo de buscar soluções para a crise do leite, que atinge diversos pequenos produtores e cooperativas brasileiras, especialmente na região sul.
Zeca Dirceu solicita que a Conab compre leite de produtores brasileiros de forma emergencial para tentar conter a crise do setor. O parlamentar também requereu por meio de ofício que a Conab coordene uma ação de aquisição institucional através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Segundo a Contag e a Fretap, nos dois primeiros trimestres deste ano já foram importados quase 82 milhões de quilos de leite em pó. Se continuar neste ritmo, o ano se encerrará com 125 milhões de quilos importados. “O setor enfrenta uma crise sem precedentes e mais de 600 mil agricultores deixaram a produção em função dos custos e, principalmente, da importação dos derivados da Argentina e do Uruguai”, disse o deputado.
Compra garantida
O presidente da Conab afirmou que já está destinado R$ 100 milhões para a compra de leite de cooperativas e pequenos agricultores, além de outros R$ 100 milhões que devem ser liberados nos próximos dias. Edegar Pretto também afirmou que a inclusão da compra de leite no PAA já está prevista, especialmente, para os produtores assentados da reforma agrária.
Assessoria de Comunicação líder Zeca Dirceu