Rosa Weber encaminha à PGR pedido de investigação do líder do PT contra Zé Trovão por ataques a Lula

Rosa Weber encaminha à PGR pedido de investigação contra Zé Trovão por ataques a Lula. Foto: José Cruz/Agência Brasil

A presidenta do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, enviou para a Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação contra o deputado Zé Trovão (PL-SC), que havia sido protocolado na Suprema Corte pelo líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR). O parlamentar bolsonarista é acusado de cometer os crimes de ameaça e de incitação à violência contra o presidente Lula, em declarações publicadas em suas redes sociais.

Na ação, Zeca Dirceu lembra que – no último dia 21 de julho – o deputado Zé Trovão usou o trecho de um discurso descontextualizado do presidente Lula para defender que o presidente estaria relativizando o furto de alimento. Na ocasião, Lula expressou o desejo de todos os brasileiros tivessem   “pelo menos um prato de comida todo santo dia”, para “os filhos de milhões e milhões de brasileiros que muitas vezes são presos e violentados porque entraram numa padaria e roubaram um pãozinho”, tenham o que comer e não tenham necessidade de cometer este tipo de ato.

Ao comentar o discurso de Lula, Zé Trovão atacou o presidente, o judiciário e ainda incitou a violência. “Ele (Lula) está relativizando (crime) comum, pequenos furtos. Ô Lula, seu bandido, seu ladrão! Descondenado, que a justiça nesse Brasil que não vale nada te deu salvo conduto pra você sentar numa cadeira presidencial hoje. Bandido bom é bandido na cadeia ou no caixão”, disse o bolsonarista.

Ao continuar os ataques, Zé Trovão profere ainda uma clara ameaça ao presidente Lula. “…seus tempos estão no fim Lula, e nós vamos te arrancar dessa cadeira e vamos te devolver pra cela que você nunca deveria ter saído. Você tem que passar o resto da sua vida preso….porque bandido bom é na cadeia ou é morto. Fica aqui meu recado e meu repúdio contra essa fala desse porco nojento”, completou o bolsonarista que já chegou a ser preso antes de se eleger deputado por organizar manifestações violentas contra o STF e o Congresso Nacional, via redes sociais.

Na representação, o líder petista destaca que os termos usados no vídeo pelo bolsonarista tratam-se de “evidente ameaça, incitação e apologia à morte do Chefe do Executivo”. “Trata-se de uma conduta que, para além da prática criminosa de per si, reafirma, infelizmente, uma visão de mundo permeada pelo ódio e desinteligência democrática. O Representado, com as ameaças perpetradas, busca a todo custo manter viva uma cultura do ódio inconsequente, que estimula, sob um falso discurso de liberdade e da desumanizadora frase “bandido bom    é bandido morto”, a violência e a intimidação como instrumentos de disputa democrática”, detalha Zeca Dirceu na representação.

O envio de pedido de investigação contra um parlamentar é um procedimento costumeiro previsto nas regras da Suprema Corte. Agora, a Procuradoria-Geral da República pode decidir pelo arquivamento da ação, propor denúncia ou investigação do ato criminoso.

 

Leia abaixo a íntegra da ação contra o deputado bolsonarista:

https://ptnacamara.org.br/wp-content/uploads/2023/07/Representacao-Delatio-criminis-contra-Dep.-Ze-Trovao-Ameaca-e-Apologia-de-Crime_.pdf

 

Héber Carvalho

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100