Denise Pessôa promove audiência para debater situação de trabalhadores em aplicativos

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil-Arquivo

Audiência proposta pela deputada Denise Pessôa (PT-RS) reúne trabalhadores e trabalhadoras em aplicativos na próxima quinta-feira (22), às 9h30, na Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados. A reunião serve para debater o impacto das plataformas nas cidades e suas consequências na vida dos trabalhadores e trabalhadoras plataformizados, em função das transformações do mundo do trabalho e a necessidade de alternativas legislativas e políticas públicas que garantam dignidade à categoria.

“O que acontece hoje é a precarização desses trabalhadores que muitas vezes levam comida nas costas sentindo fome. Apesar de recente, a organização dos trabalhadores e trabalhadoras em aplicativo já se mostrou uma ferramenta fundamental na luta da categoria por melhores condições de trabalho”, avalia a deputada.

Deputada Denise Pessôa. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Regulamentação

Foram convidados associações, sindicatos e outras organizações da sociedade civil que lutam por melhores condições de trabalho para a categoria. Também são objetivos da audiência dimensionar o papel do empreendedorismo nessas relações trabalhistas, identificar implicações urbanas das plataformas na vida dos trabalhadores e trabalhadoras e discutir caminhos para sua regulamentação.

A presidenta do Simtrapli RS, Carina Trindade, comenta que as plataformas de aplicativo não facilitam o diálogo para receber as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras. “Nós buscamos fazer manifestações, reuniões com o Ministério Público do Trabalho, com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região chamando as plataformas para conversar e fazer uma mediação (com os trabalhadores), mas sem sucesso. Ou eles não participam, ou dizem que não é o espaço adequado”, comenta Carina. “Auxiliamos os trabalhadores como podemos, com convênio posto, seguro de vida e automotivo, e ajudamos com cestas básicas”, complementa a presidenta do Simtrapli RS.

A audiência também será transmitida ao vivo pelo YouTube da Câmara dos Deputados. O link será divulgado no dia através das redes sociais da deputada Denise Pessôa.

Os trabalhadores em aplicativo hoje reivindicam:

1) Reajuste de tarifa com aumento do valor por quilômetro rodado.
2) Estabelecimento de uma tarifa mínima nacional.
4) Regularização da situação trabalhista, com estabelecimento de contrato CLT.
5) Acesso a direitos previdenciários, como aposentadoria e previdência social.
6) Cadastro mais rigoroso de passageiros para segurança dos motoristas de transporte individual por aplicativo.
7) Reconhecimento dos motivos que levam a eventuais bloqueios de motoristas e  concessão do direito de defesa do trabalhador por parte das plataformas quando ocorrem esses bloqueios.

Assessoria de Comunicação da deputada Denise Pessôa

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100