Maria do Rosário defende prevenção e proteção integral de crianças e adolescentes

Deputada Maria do Rosário. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara discursaram no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (18), sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data é em homenagem a menina Araceli, que há 50 anos foi raptada, estuprada, drogada e morta em Vitória, capital do Espírito Santo.

“O Brasil tem legislações importantes para o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes que tornaram mais gravosas, no Código Penal, este crime, que hoje é considerado hediondo. Devemos ter instrumentos para a prevenção e para a proteção integral das crianças e adolescentes do Brasil”, afirmou a deputada Maria do Rosário (PT-RS) que preside a Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente.

Deputado Helder Salomão. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, 61,3% dos boletins de ocorrência de vítimas de estupro no Brasil foram de crianças de até 13 anos. Mais de 80% eram meninas.

O deputado Helder Salomão (PT-ES) recordou o caso Araceli que aconteceu no seu estado e chocou o Brasil na época, mas que continua impune. “O caso Araceli, o de uma menina de 8 anos que foi violentada e morta no ano de 1973, ocorreu há 50 anos, e até hoje ninguém foi punido por esse crime hediondo, por essa barbaridade cometida contra uma criança de 8 anos no Espírito Santo”.

Luta contra exploração

O parlamentar explicou que o crime acabou sendo um dos principais motivos para que o dia 18 de maior marcasse a luta contra a exploração e todo tipo de violência contra crianças e adolescentes. “Hoje é um dia para refletirmos sobre a importância do combate à pedofilia, à violência sexual, à violência contra todas as crianças e adolescentes no nosso País”, apontou Helder.

Para Rosário, sem as crianças não há futuro e que é responsabilidade de todos os adultos, inclusive agentes políticos, cuidar e preservar a infância e adolescência. “As crianças e adolescentes precisam e merecem o melhor de nós, da nossa geração, não apenas como entes políticos, ou da economia, ou da educação, ou de qualquer área, mas como adultos que já ultrapassamos a fase da infância e da adolescência. A nossa responsabilidade é ética, civilizatória, é intergeracional”.

Crimes na internet

Maria do Rosário defendeu a provação de uma regulamentação da internet contra os crimes de exploração e estupros praticados contra as crianças e adolescentes nas redes sociais. “É lamentável que tenhamos, no entanto, uma cultura que acaba por dizer que ele é menos importante de ser investigado ou responsabilizado até mesmo pelos meios eletrônicos e pela Internet. Temos tido cada vez mais iniciativas da Polícia Federal, que tem identificado a necessidade de um marco legal que o enfrente totalmente num ambiente virtual também”.

Combate à pedofilia

Deputada Benedita da Silva. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) defendeu que o combate à pedofilia é de toda a sociedade. “Não é possível um combate eficaz à pedofilia se não houver harmonia também, porque não é só a responsabilidade do lar, é uma responsabilidade que está na nossa sociedade, é uma responsabilidade da educação, é uma responsabilidade também da comunicação”.

Para Benedita é preciso que o sistema educacional também faça parte da rede de informação alertando as crianças e adolescentes sobre abusos que possam estar acontecendo com elas por meio de pessoas próximas e até em seus lares.

“Precisamos alertar as nossas crianças. Mas se faz esse tipo de alerta no sistema educacional, cria-se uma situação terrível, como se a educação, a informação não fosse possível no sistema educacional. As nossas crianças precisam saber dos perigos que correm, precisam estar antenadas com informações e orientações pedagógicas, para que não se aproximem das lábias do estuprador”.

Sessão solene

A partidas das 15h30 de hoje, no Plenário Ulysses Guimarães, haverá sessão solene para debater o tema do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100