Parlamentares e sociedade civil cobram revisão da Lei da Anistia

CDH-01-04-14

Foto: Salu Parente/PT na Câmara

Diversos parlamentares e representantes da sociedade civil organizada cobraram nesta terça-feira (1º) a revogação da Lei da Anistia (Lei 6.683/79), promulgada pelo último presidente da ditadura militar, João Baptista Figueiredo. A lei é criticada por ter anistiado agentes da ditadura que cometeram assassinatos e torturas durante o regime. As declarações ocorreram durante o Ato Público em memória à resistência ao Golpe de 1964 e em defesa da democracia e de reinstalação da Comissão Parlamentar da Verdade.  

Na avaliação do 1º vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputado Nilmário Miranda (PT-MG), a Lei da Anistia representa uma derrota para os que sempre lutaram por democracia no Brasil. “Recentemente um agente da ditadura, o coronel Paulo Magalhães, confessou que praticou tortura e assassinatos a mando de autoridades do regime. A pergunta é, agora que ele confessou tudo vai ficar por isso mesmo?!”, indagou Nilmário.

Segundo o parlamentar, o País deve seguir a orientação da Corte Interamericana de Direitos Humanos que já considerou ilegal qualquer lei de anistia a torturadores. “Não pode haver anistia para agentes do Estado que praticaram tortura ou assassinatos. A anistia deveria ter sido apenas às vítimas”, afirmou.

Na mesma linha de pensamento, o representante da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Cristiano Paixão, ressaltou que a Lei de Anistia não se enquadra nem mesmo nos conceitos democráticos da Constituição de 1988. “Essa Lei está em desacordo com a nossa Constituição porque nela o crime de tortura é considerado imprescritível”, observou.

O representante da OAB no Ato, Eduardo Coelho, destacou que apesar de já ter sido rejeitado um pedido de revisão feito pela entidade, o Conselho Federal da OAB vai insistir na mudança da lei. “Vamos entrar com outra ação para que o nosso ordenamento jurídico incorpore a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos”, destacou.

Em 2010, o STF rejeitou a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 153), formulado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que pedia por uma revisão na Lei da Anistia (Lei nº 6683/79). No julgamento, o plenário do STF rejeitou a ADPF por 7 votos e 2.

Comissão da Verdade Em relação à reinstalação da Sub-Comissão Parlamentar da Verdade, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputado Assis do Couto (PT-PR), afirmou que o colegiado vai trabalhar para recuperar o tempo perdido. A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) vai coordenar os trabalhos da sub-comissão.

“Esta comissão tinha um plano desde 2012, e já tinha realizado várias ações, entre elas a devolução simbólica dos mandatos dos deputados cassados durante a ditadura. Infelizmente durante o ano passado a comissão praticamente parou, mas espero que atinja bons resultados neste ano que é dedicado a restabelecer a verdade sobre o período da ditadura no País”, disse Couto.

A Câmara dos Deputados declarou 2014 o “Ano da Democracia, da Memória e do Direito a Verdade”.

Participaram da solenidade os deputados petistas Erika Kokay (DF), Fernando Ferro (PE), Janete Pietá (SP), Padre Ton (RO), Paulão (AL) e Renato Simões (SP).

Também estiveram presentes o Secretário de Cultura do Governo do Distrito Federal, Hamilton Pereira; o representante da Comissão Nacional da Verdade, Daniel Lerner; e a representante do Comitê de Anistia do DF, Iara Pereira.     

Héber Carvalho

Ouça o Secretário de Cultura do GDF Hamilton Pereira na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100