Garimpo ilegal promove ataque armado contra base do Ibama em terra Yanomami

Base do Ibama em Terra Yanomami é atacada por garimpeiros armados. Foto: Divulgação/Ibama

Garimpeiros ilegais atacaram uma base federal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em uma Terra Indígena Yanomami, em Roraima, no Norte do país.

Durante a invasão, que aconteceu nesta quinta-feira, 23, os garimpeiros furaram o bloqueio montado no Rio Uraricoera e atiraram contra os agentes da Polícia Federal e fiscais do Ibama.

Os garimpeiros desciam em sete embarcações chamadas “voadeiras”, de 12 metros cada, que transportavam cassiterita. O minério foi roubado da terra indígena e o carregamento identificado por drones operados pelo Ibama.

A região da comunidade Palimiú é usada por garimpeiros para acessar os acampamentos no meio da floresta, e o Ibama pediu reforço à PF para dar segurança ao local. Essa Terra Yanomami é o maior território indígena do país em extensão territorial e há décadas é alvo de exploradores ilegais que buscam ouro, cassiterita e outros minérios.

Leia Mais: Governo Lula define novas ações emergenciais para socorrer povo Yanomami

Por nota, o Ibama afirmou que a invasão foi programada e que os garimpeiros atiraram no momento em que os agentes haviam abordado uma das embarcações.

“Foi um ataque criminoso programado. Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula”, afirmou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, Saulo Dias, enfatiza que esse ataque é uma demonstração de como o governo Lula, que promove a proteção aos povos originários e da floresta, incomoda. Saulo destaca ainda que o garimpo ilegal na região cresceu mais de 78% no governo de Bolsonaro.

Ouça, na íntegra, o secretário de Meio Ambiente do PT:

coordenadora do Setorial Nacional de Assuntos Indígenas do PT, Tani Rose, também reforça o compromisso do governo Lula no combate ao garimpo ilegal em Terras Indígenas e a necessidade de mais rigidez na punição dos criminosos.

“O atentado criminoso a base federal instalada na aldeia Palimiú é um sinal de um dos crimes mais fortes que os indígenas são vítimas nesse momento. O presidente Lula deu o recado de que não iremos sossegar enquanto não acabarmos com o garimpo ilegal. Os criminosos que atacam a Aldeia Palimiú querem parar as investigações e ameaçar a segurança dos povos indígenas. O governo federal precisa ser mais duro nas investigações e determinar a prisão imediata desses criminosos, não podemos deixar que eles ameacem ainda mais a vida dos povos indígenas”

Ataque em 2021

O local é o mesmo onde garimpeiros abriram fogo contra a Polícia Federal (PF) em maio de 2021. Na época, houve feridos, relatos de mortes, correria de mulheres e crianças em fuga dos tiros, dias seguidos de tensão com sucessivos atentados e até troca de tiros dos invasores com a PF.

A segurança da base de controle foi instalada no último dia 7, e é realizada por agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama.

Prisão

Na abordagem dos agentes durante a invasão, os garimpeiros reagiram e houve troca de tiros com os fiscais do Ibama. Um dos criminosos, Gelso Barbosa Miranda, de 32 anos, foi ferido. Ele foi baleado após furar o bloqueio de fiscalização.

A prisão aconteceu depois que os policiais federais fizeram buscas por hospitais do estado e o encontraram no Hospital Geral de Roraima (HGR). Durante as investigações, eles receberam a denúncia de que um homem baleado, envolvido no ataque, estava internado no HGR.

Questionado sobre o motivo dos ferimentos, Gelso Barbosa confessou aos agentes da PF que havia furado o bloqueio e participado do ataque. Ele está internado sob custódia policial.

Do PT Nacional 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100