Petistas rechaçam comemoração dos bolsonaristas alusiva aos 58 anos do Golpe de 64

Arte: PT na Câmara

Parlamentares da Bancada do PT se revezaram na tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (31), para rechaçar a notícia que Jair Bolsonaro deve participar hoje, da marcha em comemoração aos 58 anos do Golpe Militar de 64, comemorado pelos defensores da ditadura militar nesta data. Desde que assumiu a Presidência da República, Bolsonaro tem incitado a celebração da data que deixou marca atroz na história brasileira.

“Infelizmente temos um Presidente da República que fala que vai participar de atos comemorativos da data em que o regime militar se instituiu, através de um golpe no Brasil. Vai participar de marchas em favor da ditadura militar”, criticou o deputado Rogério Correia (PT-MG), que discursou em nome da Liderança do PT.

Um exemplo de fascínio de Bolsonaro pela censura foi lembrada por Rogério Correia. Segundo o deputado, no último fim de semana, Bolsonaro tentou calar os artistas, via o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que participaram do festival Lollapalooza. No evento, diversos artistas revelaram seus descontentamentos com o atual presidente, e ovacionaram o ex-presidente Lula, melhor presidente da história do País.

“É óbvio, rejeitaram um governo de tamanha monta ditatorial, tamanhas arbitrariedades, que, durante todo esse período, foram tentativas de golpe e de recrudescimento do sistema democrático brasileiro, com ataque às instituições como o Parlamento, o Supremo Tribunal Federal, a Justiça, etc”, criticou Rogério Correia.

Em seu discurso, a deputada Natália Bonavides (PT-RN) disse que essa data marca mais um ano de algo trágico para o nosso País: o aniversário do golpe de 64. Essa data, segunda ela, é importante para que nunca se deixe de lembrar dos crimes terríveis que foram cometidos em nome do Estado brasileiro.

“Sob o Governo Bolsonaro, essa data ganhou um significado diferente, não só porque Bolsonaro ordena que as Forças Armadas comemorem o golpe de 64, que emitam nota de louvor a um período que trouxe tanta desgraça para o nosso País, mas também pelas práticas autoritárias e criminosas do Governo Bolsonaro, tantas delas remontam exatamente a esse período da ditadura militar”, destacou Natália.

A deputada informou pela sua conta do Twitter que apresentou na Câmara, o projeto de lei (PL2301/19) para proibir homenagens a agentes públicos responsáveis por graves violações de direitos humanos e para vedar a utilização de bens públicos para a exaltação dos atos da repressão do Estado ou ao Golpe Militar de 1964.

Ela informou ainda, que em 2020 acionou a justiça brasileira para que “o governo Bolsonaro retirasse do ar nota exaltando a ditadura sanguinária, e em 2021 protocolamos na Comissão e na Corte Interamericana de Direitos Humanos petições contra o governo por usar órgãos públicos para celebrar a ditadura”.

Desfaçatez

O ex-presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Minoria (CDH), deputado Helder Salomão (PT-ES) se mostrou abismado com a desfaçatez dos parlamentares bolsonaristas que utilizaram a tribuna da Casa para defender o golpe militar.

“É impressionante. Eu creio que eles imaginam que vão conseguir mudar uma narrativa que mundialmente é reconhecida como uma narrativa que tenta mudar o verdadeiro sentido da história no nosso País. O regime militar foi responsável por muitas atrocidades: por tortura, por desaparecimento de pessoas que lutavam pela justiça, pela liberdade, que tiveram a liberdade de expressão cassada”, afirmou.

Mais parlamentares petistas também se manifestaram pelas suas contas no Twitter:

Paulo Pimenta (RS): A nota canalha assinada por Braga Neto e os comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica celebrando o golpe de 1964 é um crime. Apologia à ditadura militar é crime!

Nilto Tatto (SP): Mais uma vez, o governo Bolsonaro exalta o golpe de 1964, que hoje completa 58 anos. É constrangedor que um regime de arbitrariedades, prisões, violência, torturas e mortes seja celebrado. É inacreditável que parcela das Forças Armadas embarque nessa celebração.

Henrique Fontana (RS): No dia em que o golpe militar completa 58 anos, o Ministério da Defesa lança nota delirante onde coloca 64 como um marco de paz e democracia. Convenientemente, esquecem de citar o fechamento do Congresso, a censura à imprensa, as torturas e os assassinatos.

José Guimarães (CE): É preciso lembrar deste triste episódio de golpe militar para que o Brasil evite e combata todas as tentativas antidemocráticas. A ditadura deixou uma marca perversa de assassinatos e repressão contra as liberdades.

Airton Faleiro (PA): Há 58 anos o Brasil sofreu um golpe militar que instaurou uma ditadura que silenciou seus opositores por mais de 20 anos. Milhares de vítimas da ditadura foram presas, torturadas, desaparecidas e exiladas por se oporem ao regime.

Zeca Dirceu (PR): É lastimável que, após 58 anos do golpe militar de 1964, ainda existam pessoas defendendo uma ditadura que mergulhou o Brasil na violência, na censura e nas trevas.

Luizianne Lins (CE): Se com o Golpe de 64, um dos instrumentos de intimidação e perseguição era a tortura, na atualidade, é a caneta que assume esse papel. Bolsonaro não esconde seu apreço e faz apologia descarada à ditadura militar.

Patrus Ananias (MG): Não vamos esquecer e muito menos tolerar ataque semelhante à nossa democracia e aos direitos fundamentais do nosso povo!

Waldenor Pereira (BA): Neste 31 de março lembramos os 58 anos do golpe militar no Brasil, um dos capítulos mais tristes da nossa história. Com Bolsonaro no poder são constantes os ataques à democracia e a gente precisa repetir o óbvio: Foi golpe! Foi ditadura! Houve tortura!

Rui Falcão (SP): Não há o que comemorar. Temos ódio e nojo à ditadura!

Odair Cunha (MG): É preciso manter vivo na memória um dos períodos mais sombrios da nossa história justamente para que ele não se repita, independente dos desejos de certo presidente. Censura, tortura e ataques à democracia não serão tolerados. Temos ódio e nojo à ditadura!

Alexandre Padilha (SP): Hoje é dia de lembrar as vítimas daqueles que impuseram o momento de silêncio e violência ao povo brasileiro. Dia de lembrarmos os mortos que lutaram pela democracia brasileira. Eu fui pessoalmente atingido pela ditadura. Meu pai foi duramente perseguido e teve de se exilar para fugir da morte. Minha mãe criou-me totalmente sozinha, devido à violência da ditadura. A ditadura tirou de mim, durante muito tempo, algo extremamente valoroso: minha família.

Zé Carlos (MA): Para que não se esqueça:  A ditadura precisa ser lembrada como um movimento que marcou a nossa história política de maneira extremamente negativa, com uma única intenção, a de nunca mais voltar a acontecer. A democracia é o bem mais valioso que temos!

Marcon (RS): Ditadura nunca mais. 58 anos do golpe militar de 64, que perseguiu, censurou, torturou e matou brasileiros que resistiram ao autoritarismo imposto pela ditadura. 58 anos das linhas mais tristes, vergonhosas e sangrentas da história do nosso país.

Carlos Zarattini (SP): Não podemos esquecer de um momento tão cruel de nossa história. Milhares de pessoas foram torturadas e mortas por defenderem a democracia. Ainda hoje, precisamos estar atentos aos ataques à nossa liberdade. Não nos calaremos diante do autoritarismo.

João Daniel (SE): A verdade! O horror foi implantado no país, com perseguição à cultura, às manifestações democráticas, efetivação da tortura como regra e a morte de muitos companheiros e companheiras, grande parte de jovens que sonhavam com um país livre, democrático, inclusivo e igualitário.

Professora Rosa Neide (MT): Quem ama o Brasil sente ódio e nojo da ditadura empresarial militar que se apropriou do nosso país em 1964. A ditadura deixou um rastro de sangue e silêncio. E é com tristeza que relembramos esse cruel momento da nossa história para que ele nunca mais se repita.

 

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100