Em discurso na tribuna da Câmara nesta quarta-feira (16), o deputado Zé Neto (PT-BA) informou aos parlamentares que protocolou junto à Mesa da Casa, um requerimento em que solicita a criação de uma comissão geral para debater a política energética e o desenvolvimento econômico do Brasil. Para ele, situação energética brasileira é “lastimável”, e coloca em risco, “inclusive todo o futuro produtivo do nosso País, em todos os aspectos”.
Segundo o deputado, veículos de imprensa noticiaram que a população estava pagando muito mais caro pela energia termoelétrica. No entanto, esclareceu o parlamentar, grande parte dos reservatórios de hidrelétricas do país estavam recuperados com as chuvas. “Isso, porque, embora o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), tenha organizado um esquema de produção de energia, não manteve acionadas as termoelétricas e fiscalizou pouco”, criticou.
“Por exemplo, isso ocorreu em Belo Monte (PA), em Tucuruí, também no Pará, e sobretudo na Bahia. Reservatórios esses e hidrelétricas responsáveis por 20% da energia brasileira. Nós vimos nas termoelétricas a água indo embora sem que as hidrelétricas fossem acionadas ou voltassem a operar com sua carga máxima”, explicou o parlamentar.
Zé Neto avaliou que, com isso, poderia ter sido diminuído o preço final do consumidor e de todo o setor produtivo. “Mas isso passou batido nesta Casa”, lamentou.
Entreguista
O deputado lembrou que esse tipo de atitude não se dá apenas com relação a essas hidrelétricas. Ele entende que o problema está no entreguismo, nas privatizações que caminham a passos largos no País. “Nós estamos assistindo o Brasil entregar o seu patrimônio energético, hidrelétricas, Petrobras, Eletrobras. O sistema de abastecimento de gás já foi embora, enfim, vai todo o sistema elétrico e toda a parte energética do Brasil saindo do controle do Estado totalmente”, observou.
Na opinião de Zé Neto, o governo Bolsonaro não tem nenhum compromisso com a soberania brasileira e não tem qualquer estratégia de desenvolvimento. “Tomara que o capital nacional se dê conta de que esses interesses especulativos estão em toda a teia, em todos os estágios, em todas as repartições que, neste momento, comandam este governo”, denunciou.
Catalisador de interesses
Segundo o deputado, Bolsonaro é uma figura que funciona como um catalisador de interesses que se contrapõe aos anseios da maioria da população brasileira. “Ele só serve para catalisar os interesses mesquinhos do que eu chamo de elite, mas não é elite, são ricos, alguns que acham que são os donos do País, que adoram, ser subservientes ao capital internacional especulativo e que aqui nesta Casa têm alguns aliados”, censurou Zé Neto.
O parlamentar lembrou ainda que no governo Bolsonaro, o barril de petróleo custa 113 dólares e a gasolina R$ 8, e no governo Lula, o barril de petróleo custava 146 dólares e a gasolina R$ 2,50. “Chega! Vamos discutir energia, vamos discutir soberania, vamos discutir potencial energético no Brasil”, conclamou.
Benildes Rodrigues