Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam as redes sociais e as ruas desde a primeira hora da manhã deste sábado (20), para protestar contra o preconceito e o racismo existente no País, e incentivado pelo governo de extrema direita de Jair Bolsonaro.
Foram convocados atos em todos os estados brasileiros e no exterior com a hastag #20NForaBolsonaroRacista em alusão ao desgoverno brasileiro. O Dia da Consciência Negra acontece em mais de 100 cidades brasileiras.
O deputado Valmir Assunção (PT-BA) tuitou logo cedo: “Eu não ando só! Estou com a ancestralidade de Palmares e a memória coletiva das lutas do povo negro. Somos muitos, a maioria! Meus heróis são Zumbi e Dandara. Estamos prontos para construir um mundo justo, com mais de nós nos espaços de poder.”
https://twitter.com/DepValmir/status/1462035264616939527
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) postou vídeo (abaixo) em suas redes sociais. E denunciou: “Bom dia! Hoje é um dia que representa a luta e resistência do nosso povo. Queremos um país com mais inclusão, mais direitos e poder ao povo negro. Seguiremos lutando como fez Zumbi!”
https://www.instagram.com/reel/CWfvEY5pLJk/?utm_medium=copy_lin
Para o deputado Vicentinho (PT-SP), o racismo estrutural é o maior entrave para o acesso ao mercado de trabalho para pretos e pardos , refletindo na enorme desigualdade de renda. Segundo o IBGE brancos têm renda 74%¨superior a de pretos e pardos. “A luta contra a desigualdade passa pela nossa participação política”, afirmou.
Já o deputado Beto Faro (PT-PA) anotou em sua conta no Twitter que “devemos estar mobilizados para combater a discriminação, a violência e a desigualdade contra a população negra, principalmente em tempos de governo Bolsonaro, onde essa pauta vem sendo duramente atacada e nossas vidas a cada dia mais ameaçadas”.
O líder da Bancada do PT, deputado Elvino Bohn Gass (RS), postou card (abaixo) do ex-jogador de futebol e atualmente técnico Roger Machado, em que ele critica o racismo no País.
A presidenta Gleisi Hoffmann (PT-PR) escreveu em sua rede social: “No #DiadaConscienciaNegra, a luta contra o racismo ganha reforço, #ForaBolsonaroRacista! Contra todas as formas de discriminação, ódio e desamor, seguimos firmes e juntos hoje e sempre pelo povo negro e por um Brasil justo”.
O líder da Minoria no Congresso Nacional, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que mais que celebrar, o Dia da Consciência Negra resgata a necessidade diária de se combater o racismo e a desigualdade social no Brasil. “Avanços conquistados, principalmente durante os governos petistas, estão aquém de reparação, histórica e necessária”.
Para o deputado Nilto Tatto (PT-SP), o Dia da Consciência Negra reconhece a importante contribuição do povo negro na construção do Brasil, e “suscita questões sobre o odioso e vergonhoso racismo, discriminação”.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDM), Carlos Veras (PT-PE), foi taxativo: “Racismo não é liberdade de expressão. Racismo é crime!”.
Rubens Otoni (PT-GO) escreveu no seu microblog: “Por uma sociedade justa, fraterna e com Igualdade Racial! #20NForaBolsonaroRacista”.
Conforme a deputada Maria do Rosário (PT-RS), o Mês da Consciência Negra não é sobre comemorar, mas sobre a resistência das populações negras num país que foi construído em cima do racismo e que perpetua violências. “Para nós é dia de solidariedade e de reforçar o compromisso com a luta antirracista, utilizando nossos privilégios para combater injustiças”.
A deputada Natália Bonavides (PT-RN) está engajada nos movimentos antirracistas, também neste Mês da Consciência Negra. “Nosso mandato tem compromisso firmado com a luta antirracista. Desde a Câmara Municipal até hoje no Congresso, atuamos na construção de políticas públicas para promoção de igualdade e inclusão da população preta”.
Os preconceitos praticados contra negros e negras são cada vez maiores no País. A deputada Luizianne Lins (PT-CE) listou algumas dessas mazelas. “O preconceito, a fome, a miséria, a morte, a bala, a violência. Tudo isso tem alvo: a pele negra. Neste 20 de novembro, não esqueça: sua consciência vale para todos os dias.”
De acordo com deputado Enio Verri (PT-PR), o dia de hoje marca a luta que devemos ter, a luta antirracista. “De tentar eliminar o racismo das nossas vidas, combater o preconceito e a discriminação. Somos um país, onde os negros são 77% das vítimas de homicídio. Isso tem que acabar. Racismo é crime e mata”, escreveu no Twitter.
Mais manifestações de parlamentares petistas no Twitter:
Zeca Dirceu (PR) – “O Dia da Consciência Negra será mais um dia de luta contra esse DESgoverno racista. Basta de ódio, intolerância, discriminação, fome, miséria e desemprego.”
Afonso Florence (BA) – “A luta é que o 20 de novembro seja reconhecido como feriado nacional.”
Erika Kokay (DF) – ““Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” (Angela Davis). Neste 20 de novembro vamos às ruas contra Bolsonaro racista e seu governo da morte!”
Padre João (MG) – “Viva Zumbi dos Palmares, Dandara, Luís Gama, José do Patrocínio… Não ao racismo, à escravidão, ao preconceito, à desigualdade. Viva a luta por liberdade, cultura, crenças, direitos e cidadania. Viva o dia da Consciência Negra.”
Patrus Ananias (MG) – “Comemorado há 50 anos como dia de luta do povo negro, o Dia da Consciência Negra ganha nova dimensão sob o governo fascista e racista de Bolsonaro.”
Paulo Pimenta (RS) – “#DiadaConscienciaNegra Dia de luta e resistência!! Absurdo! Fundação Palmares, do bolsonarista Sergio Camargo, ignora celebrações da Consciência Negra na terra de Zumbi”.
José Guimarães (CE) – “Estamos juntos na luta contra o racismo!”
Rui Falcão (SP) – “Dia Nacional da Consciência Negra: abaixo o racismo! Viva a igualdade racial!”
Célio Moura (TO) – “Dia Da Consciência Negra, dia de luta, dia de reverenciar nossa ancestralidade, especialmente nesses tempos de racismos e perseguições do governo da morte, se faz ainda mais necessário lembrar, gritar e fazer ecoar: VIDAS NEGRAS IMPORTAM MUITO! Racismo não é opinião. É crime! Viva nossa afrodescendência! Negro é a raiz da liberdade!”
Os deputados Henrique Fontana (PT-RS), Alencar Santana (PT-SP) e Hélder Salomão (PT-ES) também se manifestaram sobre o Mês da Consciência Negra e conclamaram a população para participar dos atos em todo o País contra o presidente Bolsonaro.
PT na Câmara