Mês da Consciência Negra deve ser marcado por protestos contra Bolsonaro racista

Reprodução Site CUT

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam as redes sociais e as ruas desde a primeira hora da manhã deste sábado (20), para protestar contra o preconceito e o racismo existente no País, e incentivado pelo governo de extrema direita de Jair Bolsonaro.

Foram convocados atos em todos os estados brasileiros e no exterior com a hastag #20NForaBolsonaroRacista em alusão ao desgoverno brasileiro. O Dia da Consciência Negra acontece em mais de 100 cidades brasileiras.

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) tuitou logo cedo: “Eu não ando só! Estou com a ancestralidade de Palmares e a memória coletiva das lutas do povo negro. Somos muitos, a maioria! Meus heróis são Zumbi e Dandara. Estamos prontos para construir um mundo justo, com mais de nós nos espaços de poder.”

https://twitter.com/DepValmir/status/1462035264616939527

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) postou vídeo (abaixo) em suas redes sociais. E denunciou: “Bom dia! Hoje é um dia que representa a luta e resistência do nosso povo. Queremos um país com mais inclusão, mais direitos e poder ao povo negro. Seguiremos lutando como fez Zumbi!”

https://www.instagram.com/reel/CWfvEY5pLJk/?utm_medium=copy_lin

Para o deputado Vicentinho (PT-SP), o racismo estrutural é o maior entrave para o acesso ao mercado de trabalho para pretos e pardos , refletindo na enorme desigualdade de renda. Segundo o IBGE brancos têm renda 74%¨superior a de pretos e pardos. “A luta contra a desigualdade passa pela nossa participação política”, afirmou.

Já o deputado Beto Faro (PT-PA) anotou em sua conta no Twitter que “devemos estar mobilizados para combater a discriminação, a violência e a desigualdade contra a população negra, principalmente em tempos de governo Bolsonaro, onde essa pauta vem sendo duramente atacada e nossas vidas a cada dia mais ameaçadas”.

O líder da Bancada do PT, deputado Elvino Bohn Gass (RS), postou card (abaixo) do ex-jogador de futebol e atualmente técnico Roger Machado, em que ele critica o racismo no País.

A presidenta Gleisi Hoffmann (PT-PR) escreveu em sua rede social: “No #DiadaConscienciaNegra, a luta contra o racismo ganha reforço, #ForaBolsonaroRacista! Contra todas as formas de discriminação, ódio e desamor, seguimos firmes e juntos hoje e sempre pelo povo negro e por um Brasil justo”.

O líder da Minoria no Congresso Nacional, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que mais que celebrar, o Dia da Consciência Negra resgata a necessidade diária de se combater o racismo e a desigualdade social no Brasil. “Avanços conquistados, principalmente durante os governos petistas, estão aquém de reparação, histórica e necessária”.

Para o deputado Nilto Tatto (PT-SP), o Dia da Consciência Negra reconhece a importante contribuição do povo negro na construção do Brasil, e “suscita questões sobre o odioso e vergonhoso racismo, discriminação”.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDM), Carlos Veras (PT-PE), foi taxativo: “Racismo não é liberdade de expressão. Racismo é crime!”.

Rubens Otoni (PT-GO) escreveu no seu microblog: “Por uma sociedade justa, fraterna e com Igualdade Racial! #20NForaBolsonaroRacista”.

Conforme a deputada Maria do Rosário (PT-RS), o Mês da Consciência Negra não é sobre comemorar, mas sobre a resistência das populações negras num país que foi construído em cima do racismo e que perpetua violências. “Para nós é dia de solidariedade e de reforçar o compromisso com a luta antirracista, utilizando nossos privilégios para combater injustiças”.

A deputada Natália Bonavides (PT-RN) está engajada nos movimentos antirracistas, também neste Mês da Consciência Negra. “Nosso mandato tem compromisso firmado com a luta antirracista. Desde a Câmara Municipal até hoje no Congresso, atuamos na construção de políticas públicas para promoção de igualdade e inclusão da população preta”.

Os preconceitos praticados contra negros e negras são cada vez maiores no País. A deputada Luizianne Lins (PT-CE) listou algumas dessas mazelas. “O preconceito, a fome, a miséria, a morte, a bala, a violência. Tudo isso tem alvo: a pele negra. Neste 20 de novembro, não esqueça: sua consciência vale para todos os dias.”

De acordo com deputado Enio Verri (PT-PR), o dia de hoje marca a luta que devemos ter, a luta antirracista. “De tentar eliminar o racismo das nossas vidas, combater o preconceito e a discriminação. Somos um país, onde os negros são 77% das vítimas de homicídio. Isso tem que acabar. Racismo é crime e mata”, escreveu no Twitter.

Mais manifestações de parlamentares petistas no Twitter:

Zeca Dirceu (PR) – “O Dia da Consciência Negra será mais um dia de luta contra esse DESgoverno racista. Basta de ódio, intolerância, discriminação, fome, miséria e desemprego.”

Afonso Florence (BA) – “A luta é que o 20 de novembro seja reconhecido como feriado nacional.”

Erika Kokay (DF) – ““Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” (Angela Davis).  Neste 20 de novembro vamos às ruas contra Bolsonaro racista e seu governo da morte!”

Padre João (MG) – “Viva Zumbi dos Palmares, Dandara, Luís Gama, José do Patrocínio… Não ao racismo, à escravidão, ao preconceito, à desigualdade. Viva a luta por liberdade, cultura, crenças, direitos e cidadania. Viva o dia da Consciência Negra.”

Patrus Ananias (MG) – “Comemorado há 50 anos como dia de luta do povo negro, o Dia da Consciência Negra ganha nova dimensão sob o governo fascista e racista de Bolsonaro.”

Paulo Pimenta (RS) – “#DiadaConscienciaNegra  Dia de luta e resistência!! Absurdo! Fundação Palmares, do bolsonarista Sergio Camargo, ignora celebrações da Consciência Negra na terra de Zumbi”.

José Guimarães (CE) – “Estamos juntos na luta contra o racismo!”

Rui Falcão (SP) – “Dia Nacional da Consciência Negra: abaixo o racismo! Viva a igualdade racial!”

Célio Moura (TO) – “Dia Da Consciência Negra, dia de luta, dia de reverenciar nossa ancestralidade, especialmente nesses tempos de racismos e perseguições do governo da morte, se faz ainda mais necessário lembrar, gritar e fazer ecoar: VIDAS NEGRAS IMPORTAM MUITO! Racismo não é opinião. É crime! Viva nossa afrodescendência! Negro é a raiz da liberdade!”

Os deputados Henrique Fontana (PT-RS), Alencar Santana (PT-SP) e Hélder Salomão (PT-ES) também se manifestaram sobre o Mês da Consciência Negra e conclamaram a população para participar dos atos em todo o País contra o presidente Bolsonaro.

PT na Câmara

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100