A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), protocolou requerimento de informação na Câmara dos Deputados para obter informações, do ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, João Roma, sobre a execução do Auxílio Emergencial, Programa Bolsa Família e o Auxílio Brasil. Durante pronunciamento no plenário da Câmara, nessa quarta-feira (17), a petista acusou o governo de abandonar milhões de brasileiros na miséria com a criação do Auxílio Brasil, que substitui o Bolsa Família.
Segundo a parlamentar, dados do próprio governo apontam que, dos 39 milhões 355 mil pessoas que recebiam o Auxílio Emergencial, apenas 14 milhões e 506 mil pessoas vão receber o novo Auxílio Brasil, ou, 25 milhões a menos.
No requerimento, Gleisi requer informações sobre o número de beneficiados por unidade da federação e municípios do Auxílio Emergencial e do Bolsa Família entre os meses de abril e outubro de 2021, bem como o total aplicado pelos programas e os valores médios dos benefícios. A parlamentar também solicitou ao Ministério da Cidadania os mesmos dados em relação à execução do Programa Auxílio Brasil nos meses de novembro e dezembro deste ano.
Pessoas nas filas
Segundo a petista, é fundamental o acesso às informações sobre esses programas diante das “cenas de milhares de pessoas na fila buscando fazer ou atualizar o cadastro único na esperança de ter acesso ao Auxílio Brasil” e que “ganharam destaque na imprensa nacional nos últimos dias”.
“A disponibilização destas informações é fundamental para a devida transparência e acompanhamento à execução dos programas de transferência de renda e em especial do alcance e efetividade do Programa Auxílio Brasil”, justificou Gleisi Hoffmann.
Leia a íntegra do requerimento:
Héber Carvalho