CPI: suspensão de parecer sobre ‘Kit Covid’ confirma omissões de Queiroga

Senador Humberto Costa (PT-PE), na CPI da Covid - Foto: Agência Senado

A submissão cega do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao negacionismo de Jair Bolsonaro ficou mais uma vez demonstrada na última sessão da CPI da Covid, nesta terça-feira (19). Os senadores colheram depoimento de Elton da Silva Chaves, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) junto à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde (Conitec). No dia 7, o órgão retirou de pauta parecer contrário ao uso de drogas que integram o ‘Kit Covid’, medicamentos ineficazes contra a Covid-19, mas amplamente utilizados no Brasil de Bolsonaro. Chaves declarou que se posicionou contra a suspensão da análise técnica, determinada pelo coordenador do grupo, Carlos Carvalho.

A inacreditável demora do órgão em definir um protocolo sobre drogas como a hidroxicloroquina e ivermectina, que integram o kit de Bolsonaro, indignou os senadores, tendo em vista que a Organização Mundial da Saúde (OMS) abandonou estudos sobre o tratamento com hidroxicloroquina em pacientes com Covid há mais de um ano. Em julho de 2020, a OMS passou a não recomendar a utilização da droga.

“Nós nos surpreendemos com a manifestação do doutor Carlos Carvalho e pedimos justificativas plausíveis para o pedido de retirada de pauta”, relatou Chaves. “Estávamos ansiosos e na expectativa de já analisar esse documento. Há uma expectativa dos gestores de ter uma orientação técnica para que a gente possa organizar os serviços e orientar os profissionais na ponta. Por isso, nossa surpresa”, informou.

O senador Humberto Costa (PT-PE) lembrou do papel da Conitec, de assessoramento ao governo em decisões técnicas sobre a incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias utilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e protocolos clínicos. O órgão não tem, portanto, poder de decisão, reiterou o senador.

“O ministro Marcelo Queiroga, por covardia e por querer agradar o presidente, mandou [o assunto] para avaliação da Conitec uma questão que está resolvida pela ciência desde o ano passado”, apontou o senador, referindo-se ao ‘Kit Covid’. Costa destacou sua perigosa utilização em larga escala por operadoras como a Prevent Senior, que administrou o kit covid de modo indiscriminado em pacientes infectados.

“Temos a obrigação de acompanhar investigações que tratem desse caso. Em Manaus, foram 200 mortes. A própria Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) se manifestou contrariamente a essa experiência científica. E ela foi reproduzida sob orientação do mesmo médico no hospital da brigada Militar do Rio Grande do Sul, também com mortes”, denunciou.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) acusou a Conitec de omissão em relação ao parecer sobre o ‘Kit Covid’ ou mesmo a recomendação de um protocolo com orientações baseadas na ciência. “A oitiva de Elton Chaves do Conasems, deixa claro que houve uma prevaricação sequenciada da Conitec ao permitir o Ministério da Saúde enviasse uma diretriz ideológica do ‘kit covid’ para os municípios, e por não passar orientações técnicas de como tratar pacientes de Covid”, apontou Carvalho.

 

Da Agência PT de Notícias

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100