Duas décadas de atuação da Comissão de Legislação Participativa: ideias para a democracia

No mês de agosto de 2001, foi instalada a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados (CLP). O presidente da Casa era o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) e a deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), então ligada ao Partido dos Trabalhadores, é eleita a primeira presidente do colegiado.

A CLP foi criada para fortalecer a democracia participativa, valorizar a participação da sociedade civil organizada, além de ser um espaço para debates sobre os temas que atingem a população. Essa participação pode levar à elaboração de leis e avançar, de forma direta, na relação com a sociedade.

Vinte anos depois, em agosto deste ano, uma extensa programação deve marcar essa trajetória. Nesta legislatura, o presidente da comissão é o deputado Waldenor Pereira (PT-BA) e os vice-presidentes são Luiza Erundina (PSOL-SP), João Daniel (PT-SE) e Vilson da Fetaemg (PSB-MG).

Entre as ações previstas para marcar a data estão uma exposição temática, seminários, audiências públicas e mesas redondas, com ampla participação da comunidade acadêmica e movimentos sociais. Também deve ser lançada uma publicação sobre os 20 anos da CLP.

“Queremos aumentar a participação dos diferentes segmentos da sociedade na comissão e das instituições cadastradas, e deverá ser feita uma campanha institucional com esse objetivo”, informa o presidente da CLP. Waldenor Pereira acrescenta que outro objetivo é formar uma rede de comissões legislativas participativas. “Vamos conversar com assembleias legislativas estaduais e câmaras municipais para abrir um grande espaço de participação da sociedade”.

Hoje tramitam na Comissão de Legislação Participativa 70 sugestões legislativas enviadas por 40 entidades cadastradas. São ONGs, sindicatos, associações e órgãos de classe, entre outros. As sugestões abrangem desde propostas de leis complementares e ordinárias até sugestões de emendas ao Plano Plurianual (PPA) e à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Cada uma tem um deputado relator.

Instituições cadastradas

Representações da sociedade civil que têm enviado sugestões para a CLP, como a Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais; Aliança Operadores Aduaneiros Associados; Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas; Associação Brasileira de Juristas pela Democracia; Associação Civil Educacional Carrossel de Esperança; Associação Comercial da Vila Planalto; Associação do Pessoal Ativo e Inativo da Aeronáutica; Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil; Associação dos Servidores do Arquivo Nacional; Associação Energia Solar Ocidental-Asfour; Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas; Associação Nacional de Radioweb dos Petroleiros e Petroleiras; Associação Nacional dos Aposentados, Deficientes, Idosos, Pensionistas e dos Segurados da Previdência Social; Associação Nacional Dos Auditores Fiscais Da Receita Federal Do Brasil; Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho; Associação Nacional dos Profissionais de Relações Internacionais; Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento; Centro de Desenvolvimento Social Convida; Confederação Brasileira de Canionismo; Conselho dos Detetives Particulares do Estado de São Paulo; Conselho Pastoral dos Pescadores; Federação Nacional de Terapeutas; Instituto Ação Pela Vida; Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Justiça e Equidade; Instituto de Estudos Socioeconômicos; Instituto Doméstica Legal; Instituto Fundo Devido ao Trabalhador; Instituto Nacional de Desenvolvimento da Profissão de Bombeiro Civil; Instituto Nacional Elogística Reversa; Instituto Solidário Estudantil Do Empreendedor Individual; Ordem dos Trabalhadores do Brasil; Sindicato dos Professores do Distrito Federal; Sindicato dos Servidores dos Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas e Afins do Estado de Sergipe; Sindicato Dos Trabalhadores de Serviços Gerais Onshore E Offshore De Macaé, Casimiro De Abreu, Rio Das Ostras, Conceição De Macabu, Quissama, Carapebus – RJ; Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviço de Esgotos do Estado da Paraíba; Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal; Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais da Geografia e Estatística; Sindicato União Dos Servidores Do Poder Judiciário Do Estado De São Paulo; SOS Segurança da Vida e União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias.

Assessoria de Comunicação-CLP

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100